A Estação Espacial Internacional (ISS) celebrou recentemente os seus 20 anos em orbita do planeta Terra, e ainda continua a contribuir para o desenvolvimento da ciência nos dias de hoje. E se existem dúvidas quanto ao período de tempo em que a ISS esteve em orbita do planeta, que se veja a descoberta feita pelo astronauta Alexander Gerst, que atualmente encontra-se na estação.
A partir do Twitter, Gerst publicou uma foto com um conjunto de 10 disquetes, as quais possuem diverso software utilizado nas missões espaciais. O facto de se encontrarem num formato antigo demonstra como o tempo evoluiu desde as últimas vezes em que estas foram utilizadas. Estas encontravam-se guardadas num armário, o qual não era aberto há alguns anos.
Atualmente um programa pode ser enviado diretamente da Terra para qualquer sistema dentro da plataforma espacial. Mas no passado ainda se recorria a disquetes para instalar alguns componentes essenciais ao funcionamento.
Por entre o conjunto, é possível verificar a existência de disquetes com o termo “Windows 95”, o que aponta para programas compatíveis com este sistema. Além disso, parecem existir ficheiros pessoais de William Shepherd e Sergei Krikalev, dois dos primeiros astronautas a passarem mais tempo na ISS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!