1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo do firefox simples

 

A Mozilla encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o seu navegador Firefox, na qual pretende bloquear os sites que utilizam janelas de autenticação para fins abusivos.

 

Vários sites maliciosos utilizam uma tática comum para tentar assustar os utilizadores, onde são requeridos supostos dados de acesso para um conteúdo do sistema – e os utilizadores são aconselhados a ligar para uma linha falsa de suporte, onde podem ser roubados os dados pessoais e informações bancárias dos mesmos.

 

A medida pretende, sobretudo, evitar que os utilizadores saiam dos sites maliciosos – mesmo que a janela de autenticação seja fechada, surge rapidamente outra a impedir que o utilizador feche a aba do site.

O Firefox já contava com uma proteção deste género, mas a mesma apenas funcionava para janelas que eram abertas via iframes - o que foi rapidamente contornado por quem gere este género de websites.

 

exemplo de popup para autenticação

 

As futuras versões do Firefox irão contar com uma funcionalidade que irá prevenir a múltipla abertura destas janelas, evitando assim que o utilizador fique “preso” no site e não consiga fechar o mesmo.

 

A atualização deverá começar a ser fornecida a partir de hoje, mas ainda poderá demorar alguns dias a chegar a todos os utilizadores do navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech