1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google play protect

 

O Android é um dos sistemas operativos móveis mais utilizados no mercado, e com isto é também um dos principais alvos de malware e esquemas – sobretudo no que respeita a aplicações potencialmente maliciosas.

 

Nos últimos meses têm vindo a surgir cada vez mais casos de aplicações maliciosas que chegam à loja oficial de apps da Google – apesar das restrições também cada vez mais fortes da Google. Uma das formas que os utilizadores do Android podem utilizar para garantir a proteção dos seus sistemas passa por utilizar soluções de antivírus nativas, e a Google fornece uma proteção básica conhecida como “Google Play Protect”.

 

Esta proteção encontra-se integrada em todos os dispositivos Android e diretamente na Play Store, mas os resultados mais recentes apontam também que não é uma das mais eficazes na tarefa.

 

De acordo com os recentes testes realizados pela empresa independente AV-TEST, o Google Play Protect recebeu uma das piores classificações no que respeita à proteção dos dados em sistemas Android. No total foram avaliadas 19 soluções de segurança para Android, sendo que apenas 13 obtiveram uma pontuação aceitável para garantir segurança.

 

No topo da lista de testes encontram-se as soluções AhnLab V3 Mobile Security, Avast Mobile Security, AVG Antivirus Free, ESET Endpoint Security, Kaspersky Lab Internet Security para Android, Sophos Mobile Security,Symantec Norton Mobile Security e a Trend Micro Mobile Security.

 

resultados do teste antivirus para android

 

O Google Play Protect, por sua vez, ficou bem abaixo das alternativas. Apesar de garantir um mínimo de proteção, não é o suficiente para evitar que seja instalado malware nos sistemas.

Na realidade, os testes apontam que a proteção nativa da Google não garante praticamente nenhuma proteção contra malware para Android – mesmo que este seja conhecido. Estes resultados não são animadores para a Google, ainda mais tendo em conta que esta proteção é também uma das utilizadas para realizar a análise de apps enviadas para a Play Store.

 

Com o aumento de malware a chegar à loja da Google, já se encontrava na altura da empresa também melhorar o seu sistema nativo de segurança. No entanto, o Google Play Protect ainda consegue obter alguns pontos positivos, sobretudo na vertente da usabilidade – tendo em conta que é uma solução base que se integra em praticamente qualquer dispositivo.

 

No entanto, a solução mais eficaz ainda passa pelo utilizador. Antes de instalar uma aplicação desconhecida, certifique-se da origem da mesma e se o seu autor é confiável. Além disso, evite instalar apps de fontes desconhecidas – é bem mais provável que encontre malware numa APK instalada de um site obscuro na internet do que diretamente pela Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech