O CEO da Google deixou duras críticas direcionadas sobretudo para a Apple, no que respeita à privacidade dos utilizadores da plataforma. A partir de uma entrevista fornecida ao The New York Times, Sundar Pichai revela que a privacidade deve ser considerada um bem essencial, e não um “luxo”.
Apesar de o executivo não deixar diretamente nenhuma referência à Apple, este afirma que a Privacidade não deve ser considerada um artigo de luxo, criada apenas para as empresas poderem lucrar com a compra de serviços ou produtos premium – devendo assim estar disponível para todos.
Pichai acredita que os utilizadores devem poder controlar o que cada empresa pode ou não conhecer sobre os mesmo, garantindo sempre a sua privacidade. Mas assim de tudo, deve existir uma forma de estes utilizadores poderem verificar toda a informação que se encontra a ser recolhida de forma clara, e não oculta sobre termos de serviços complicados ou confusos para a grande maioria.
Como exemplo, o executivo apresenta o motor de pesquisa da Google, o qual fornece a mesma informação aos utilizadores quer estes acedam a partir de um smartphone de topo ou não.
Outro exemplo é referido sobre o YouTube Premium, que apesar de ser um serviço pago da Google, e que possui como vantagem a capacidade de remover publicidade da plataforma, ainda assim fornece aos utilizadores um grande controlo sobre a sua privacidade que vão muito mais além do que apenas “remover anúncios”.
É importante relembrar que, nos últimos meses, a Apple tem vindo a investir consideravelmente em campanhas relativas à proteção de privacidade dos seus utilizadores, incluindo campanhas diretas contra empresas como a Google.
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