Com a restrição de negócios aplicada pelo governo dos EUA à Huawei, a empresa deixou de poder realizar atividades com empresas sediadas nos EUA – onde se inclui a Google e algumas atividades relacionadas com o sistema Android.
Nos últimos dias esta mudança tem vindo a ser o ponto central de discussão pela Internet, e espera-se que venha a afetar a empresa dentro dos próximos 90 dias – período que esta possui para se ajustar à mudança.
Apesar de não estar prevista nenhuma mudança drástica para os utilizadores, a Huawei já tinha vindo a preparar-se para um eventual bloqueio das suas atividades nos EUA, e como alternativa à utilização do Android nos seus dispositivos, a empresa também tinha vindo a desenvolver um sistema operativo próprio.
De acordo com o portal GizChina, o sistema próprio da Huawei encontra-se ainda em desenvolvimento, mas já possui um nome: HongMeng OS. Os atuais clientes da empresa, com dispositivos da marca atualmente disponíveis, não deverão verificar qualquer diferença. Os serviços da Google irão continuar a funcionar na normalidade, tendo em conta que estes modelos já foram licenciados para a sua utilização antes do bloqueio.
A medida será, sobretudo, para futuros dispositivos lançados pela marca no mercado. O sistema HongMeng encontrava-se a ser desenvolvido como uma alternativa ao Android para o mercado chinês, onde a empresa já se encontrava impedida de utilizar os serviços da Google por imposição do governo local.
Espera-se agora que este sistema venha a surgir em futuros dispositivos da marca, pelo menos no mercado chinês, e como uma forma de teste mais alargado antes de uma possível implementação para outros países.
Em todo o caso, não se espera que a Huawei venha a substituir a distribuição do sistema Android nos seus dispositivos. É possível que a empresa lance versões diferentes do mesmo dispositivo, uma com o sistema operativo própria e outra baseada na distribuição geral do Android.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!