1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mensagens da Google

 

O fornecimento da tecnologia de mensagens RCS da Google tem sido lento, sobretudo por culpa das operadoras que demoram a implementar a tecnologia para os seus clientes. Uma vez que a compatibilidade com esta tecnologia depende da implementação de cada uma das operadoras, a taxa de sucesso final tem vindo a ser bastante reduzida.

 

Em Portugal, apenas a Vodafone confirmou oficialmente o suporte a mensagens RCS, ainda que nem todos os consumidores tenham acesso a mesma, ou a partir de todos os dispositivos. Por este motivo, a Google parece agora interessada em tomar medidas pelas suas próprias mãos, com uma iniciativa para começar a fornecer acesso à nova tecnologia de mensagens mais rapidamente para todos os consumidores.

 

As mensagens RCS são, basicamente, uma nova forma de comunicação de mensagens que utiliza os dados moveis ou Wi-fi para o envio de mensagens diretamente para outros utilizadores. Desta forma, invés de se pagar pelo envio de uma SMS, a mensagem será enviada para outros utilizadores diretamente pela operadora e utilizando apenas dados moveis. Alem disso, permite também a transmissão de imagens e vídeos, sem os custos associados com uma MMS.

A medida exclui, desta forma, a necessidade de se utilizar serviços como o Messenger ou WhatsApp.

 

comunicação por smartphone

 

Em comunicado ao portal The Verge, a empresa confirma que irá iniciar os testes de fornecer o RCS a utilizadores na França e Reino Unido, como forma de permitirem enviar mensagens deste género através dos servidores da Google diretamente, sem que tenham de aguardar o fornecimento pela operadora. Ou seja, passaria a ser a própria aplicação de mensagens da Google a fornecer acesso ao RCS, invés da operadora.

 

Ainda assim, isto deixa em aberto os possíveis problemas com a tecnologia, como é o caso da falta de encriptação das mensagens enviadas. Alem disso, também se encontra associado com o número de telefone, pelo que não é possível utilizar este serviço em outros dispositivos ou em equipamentos sem cartões SIM – como acontece com o Messenger.

 

Apesar desta medida, ainda não existem planos concretos para fornecer as mensagens RCS em outros países alem dos iniciais do teste. Por fim, a Apple também se encontra resistente em fornecer suporte à tecnologia para os utilizadores do iPhone – sobretudo porque esta possui o iMessage como fonte de comunicação direta entre os utilizadores da Apple.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech