O WordPad é possivelmente uma das aplicações mais antigas das versões do Windows, e uma ferramenta para quem pretenda uma rápida edição de textos com alguma formatação mas não pretenda investir num Office completo.
Porém, a Microsoft pretende agora aproveitar para publicitar outro dos seus produtos dentro do WordPad. De acordo com a descoberta por alguns utilizadores nas versões mais recentes do Windows Insider, a Microsoft encontra-se a testar a inclusão de pequenos banners publicitários ao Office dentro do WordPad.
Estes banners sugerem o teste das versões online do Office, que estão disponíveis gratuitamente para todos os utilizadores com contas da Microsoft. Claramente o objetivo da empresa passa por incentivar o uso da plataforma online do Office como uma alternativa ao WordPad, para quem pretenda um pouco mais de controlo na edição e criação de documentos.
Ainda se desconhece se a Microsoft pretende aplicar este teste num formato mais abrangente, e é igualmente desconhecido qual o objetivo final da empresa com o mesmo. O WordPad tem sido uma solução alternativa para quem não utilize o Office e pretenda editar rapidamente alguns documentos, porém esta inclusão de “publicidade” também está a ser vista por muitos utilizadores como algo negativo.
É possível que a Microsoft esteja a sugerir aos utilizadores para começarem a procurar uma alternativa ao WordPad – apesar de o Word não ser exatamente idêntico e contar com funcionalidades mais avançadas – sobre os planos que venha a descontinuar o WordPad em futuras versões do Windows?
De relembrar que descontinuar aplicações antigas do Windows é algo que a empresa certamente já aplicou no passado. O Paint, um dos editor de imagens mais simples e antigos do Windows, deixou recentemente de ser suportado pela empresa, a qual lançou uma nova versão mais adequada aos tempos modernos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!