Os utilizadores do novo Microsoft Edge baseado em Chromium que tentem aceder à loja de extensões da Google, podem agora receber um novo alerta da empresa.
De acordo com os relatos de vários utilizadores, quando se tenta aceder à Chrome Web Store com algumas versões mais recentes do novo Edge, para instalar as extensões da mesma, a Google agora apresenta uma pequena mensagem no topo do ecrã a sugerir o download do Google Chrome.
A mensagem indica que os utilizadores ficarão mais seguros se utilizarem o Chrome para instalar as extensões da Chrome Web Store, indicando ainda o link direto para download das mesmas. Esta medida era algo que a Google já tinha aplicado no passado também para outros serviços – como o Gmail e o Drive.
Ao que tudo indica, a mensagem apenas surge quando a loja de extensões verifica que o utilizador se encontre a aceder por um navegador Edge, e não por qualquer outro navegador baseado no motor do Chromium – o mesmo que utiliza o Google Chrome. Se o useragent do navegador for alterado, a mensagem desaparece.
Apesar da mensagem, a empresa não impede os utilizadores de utilizarem as extensões da Chrome Web Store no novo Edge. Mas com a medida está ao mesmo tempo a incentivar o uso do Google Chrome – apesar de não ter vantagens diretas na segurança das extensões.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!