Desde o ano passado que a Google deixou de fornecer os serviços da empresa em praticamente todos os novos dispositivos da Huawei. Isto encontra-se derivado do bloqueio que o governo dos EUA aplicou sobre a empresa chinesa, e que a impede de realizar negócios com outras entidades nos EUA.
A Google, sendo uma empresa sediada nos EUA, está obviamente englobada nesta lista de entidades que não podem realizar negócios com a marca de fabricantes. Como tal, os serviços da Google não podem ser integrados em dispositivos lançados depois do bloqueio.
Esta plataforma ainda se encontra disponível para todos os dispositivos antigos da marca que tenham sido certificados antes do bloqueio, mas não para os modelos mais recentes.
A explicação tem vindo a ser algo na duvida de muitos utilizadores nos últimos meses, e para tentar clarificar a medida, a Google decidiu agora colocar uma mensagem publica relativamente ao bloqueio, onde explica exatamente o motivo pelo qual os dispositivos recentes da Huawei não contam com os seus serviços.
Tristan Ostrowski, do departamento legal da Google, refere que a empresa encontra-se limitada no seu leque de atuação, sendo que a medida foi aplicada pelo governo dos EUA.
Além disso, a Google também se demonstra apreensiva relativamente ao “sideload” das aplicações e serviços da Google nos dispositivos Huawei. Esta é uma prática que alguns utilizadores realizam para instalar os serviços da plataforma nos equipamentos da Huawei que não os possuam de fábrica.
Para a Google, esta prática pode colocar em risco os próprios equipamentos e segurança dos utilizadores, uma vez que os equipamentos continuam a não ser certificados e podem ser carregadas apps com conteúdos maliciosos ou modificadas.
A Huawei tem vindo a substituir os serviços da Google nos seus equipamentos por variantes similares da sua própria autoria.
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