1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cloudflare página bloqueio

 

O sistema de proteção de sites CloudFlare revelou que irá deixar de utilizar o sistema do reCAPTCHA e passará a utilizar apenas o hCaptcha, sobre todas as páginas da sua plataforma que incluam algum género de captcha para acesso a conteúdo.

 

Uma das funcionalidades do Cloudflare encontra-se na capacidade deste ajudar os gestores de sites e servidores a bloquearem acesso de utilizadores ilegítimos. Alguns destes bloqueios são realizados através de uma página de captcha, onde é necessário confirmar-se que os utilizadores são “reais” antes de se aceder ao site – o que é feito com esta verificação manual.

 

Até agora, o Cloudflare tinha vindo a utilizar o sistema reCAPTCHA da Google para esta tarefa, mas recentemente a empresa revelou que irá deixar de utilizar o mesmo para passar a utilizar o sistema hCaptcha.

O reCAPTCHA fornece um sistema visual de captcha para os utilizadores, sendo que a Google fornece o mesmo gratuitamente a todos os que pretendam. No entanto, como contrapartida, o reCAPTCHA também é utilizado como forma de treinar os sistemas de automação da Google para identificar certos conteúdos em imagens – uma troca justa, mas também com implicações a nível da privacidade.

 

captcha online

 

Em 2020 a empresa revelou que irá começar a cobrar pelo uso do reCAPTCHA em certos casos de uso, e como tal, plataformas que tenham um valor elevado de acessos, como é o caso do Cloudflare, poderiam ter custos igualmente superiores com esta medida.

 

Com esta questão em mente, a empresa decidiu alterar o seu sistema para o hCaptcha, uma alternativa gratuita e que fornece praticamente o mesmo funcionamento e proteção, além de se encontrar integrado com todos os sistemas da Cloudflare tal como o reCAPTCHA se encontrava.

 

Apesar de a mudança ser relativamente simples, poderá ser também uma alteração que venha a cair nas boas graças de quem tenha mais preocupações com a  sua privacidade online, uma vez que deixa de ter o controlo da Google diretamente na analise dos conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech