A Google tem vindo a tentar criar uma alternativa supostamente mais privada aos cookies, no que é conhecido como FLoC. Esta tecnologia tem vindo a ser integrada pela Google nos primeiros testes públicos, e mesmo estando na sua fase inicial, várias empresas já deixaram de lado o suporte à tecnologia por considerarem que não vai resolver nenhum problema de privacidade.
Pelo contrário, muitas entidades apontam que o FLoC é apenas mais uma forma da Google ganhar controlo sobre o mercado da publicidade online, criando uma solução que se apelida de “privada” quando ao mesmo tempo coloca a Google numa posição dominante sobre o controlo da tecnologia.
A lista de entidades que já confirmaram deixar de lado o suporte ao FLoC é elevada, e agora a Amazon parece também juntar-se nessa lista. De acordo com o portal DigiDay, a Amazon, em alguns dos seus websites, já se encontra a bloquear o FLoC e a recolha de informações do mesmo – o que basicamente comprova que a gigante do comércio online não possui intenções de usar o sistema nem permitir a recolha de informações nos seus sites.
O código para bloquear a recolha de dados do FLoC foi adicionada nas páginas da Amazon.com durante a semana passada, e desde então tem vindo a surgir também em vários outros sites associados com a empresa.
Esta escolha da Amazon possui um elevado peso no futuro da tecnologia, sobretudo tendo em conta que esta é uma das maiores plataformas de vendas na Internet, e como tal o FLoC poderia ter um grande apoio com esta base. No entanto, fica claro que a empresa não parece ter intenções de permitir que a tecnologia seja usada junto dos seus utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!