1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

COVID smartphone sobre jornal

 

Apesar de todos os avanços que foram dados relativamente à app de rastreio nacional para o COVID-19, a Stayaway ainda não foi oficialmente lançada. No entanto, de acordo com a notícia do Observador, o INESC terá confirmado que a aplicação vai ser lançada até ao final do mês, estando apenas a aguardar a aprovação por parte do Governo.

 

De acordo com esta fonte, que cita Rui Oliveira, coordenador do projeto, a aplicação deverá ser lançada em meados de julho, sendo que passará primeiro por um teste piloto à escala nacional durante 10 dias.

 

Apesar destes testes nacionais, o governo ainda necessita de aprovar o uso da aplicação, pelo que a sua disponibilidade encontra-se inteiramente dependente do tempo que este leve a realizar o processo. Os testes da aplicação para Android tinham vindo a ser realizados desde meados de maio, sendo que no caso do iOS ocorreram alguns atrasos no processo devido ao que é apelidado de “questões burocráticas”.

 

O teste da aplicação vai ser realizado de forma progressiva até se atingir os 10 mil utilizadores, de forma a analisar a eficiência e funcionalidade da aplicação, bem como a corrigir possíveis erros que tenham ficado por resolver. Mas Rui Oliveira afirma que, caso os testes corram como esperado, a aplicação deve ser lançada imediatamente no dia a seguir.

 

De relembrar que a Stayaway tinha vindo a ser apontada como uma solução do governo para prevenir a propagação do COVID-19 utilizando como base a API desenvolvida em conjunto entre a Google e a Apple. Esperada desde meados de maio, a aplicação tem vindo a entrar em algumas controvérsias sobretudo relativamente à privacidade dos utilizadores.

Em 29 de junho, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) revelou um comunicado a informar sobre os potenciais riscos para a privacidade dos utilizadores associados com a aplicação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech