1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

nvidia 3080

 

As novas gráficas da Nvidia RTX 3000 tem vindo a criar uma grande expectativa no mercado, em parte porque a empresa apresentou as novas placas como sendo uma verdadeira evolução para os consumidores.

 

No entanto, em que as placas foram reveladas, a Nvidia afirmou que as mesmas iriam ter praticamente o dobro do desempenho das Nvidia 2080Ti atuais, e faziam-no com um preço mais em conta face à geração anterior.

Isto levantou uma enorme expectativa no mercado, não apenas por gente que esperava adquirir a nova placa para sistemas novos, mas também para quem estaria a vender as suas RTX 2080 Ti a preços consideravelmente avultados antes da chegada da nova placa.

 

No entanto, é possível que este empenho tenha sido desnecessário, pelo menos agora que começam a surgir os primeiros benchmarks reais da placa.

Apesar de a RTX 3080 ainda ser uma das gráficas mais avançadas atualmente disponíveis, o desempenho da mesma ainda se encontra um pouco longe de ser um pulo gigante para os consumidores face à geração anterior – como se esperava pelo menos.

 

O canal do YouTube Linus Tech Tips já deixou os primeiros testes da placa, e apesar de existirem melhorias face às RTX 2080 Ti, não é algo extraordinário como muitos estariam a pensar. Na grande maioria dos casos, as placas possuem uma vantagem de 10-20 FPS em alguns jogos face à geração anterior.

 

exemplo de benchmark

 

Ao que tudo aponta, a afirmações da Nvidia ao apontar o “dobro do desempenho” da placa seria sobretudo em jogos que aproveitam a tecnologia de Ray Tracing – e que aparentemente a geração anterior não faz tão bem como esta nova geração. Jogos como Quake II RTX ou Minecraft RTX podem obter o dobro do desempenho em certas condições.

 

No entanto, para a maioria dos jogos, o desempenho não será tão elevado como se esperava inicialmente. Onde existem melhorias será a nível de produtividade, onde as novas RTX 3000 parecem obter um desempenho consideravelmente superior para tarefas como a renderização de projetos – e onde realmente se verifica números na sua grande maioria ao dobro da geração anterior.

 

 

Outra vantagem da nova geração de gráficas será sobre jogos que utilizem as tecnologias de upscaling da empresa para obter mais qualidade visual, a maiores resoluções, e também para quem pretenda jogar com resoluções mais elevadas que 4K. No entanto, estes casos ainda são bastante "focados" para se considerar a placa como uma verdadeira revolução no mercado.

 

No final, a RTX 3080 e as restantes placas dentro desta geração, são sem dúvida uma das placas de entusiastas para a atualidade, e a um preço que certamente vai fazer competir no mercado. São verdadeiros “monstros” no que respeita a desempenho puro, e competem diretamente com as próprias placas também da Nvidia de gerações anteriores. Uma escolha que recomendamos fortemente para quem esteja a desenvolver um novo sistema ou a realizar o upgrade.

Mas para quem esperava realmente que a nova placa fosse ter o dobro do desempenho, pode não ser bem o que vai obter. Pior ainda para quem tem vindo a vender e comprar as placas de geração antiga a preços consideravelmente avultados – esperando que o desempenho dos novos modelos fossem realmente superiores.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech