1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple e google em pesquisas

 

Ao longo dos últimos meses, a Google tem vindo a ficar sobre constante pressão por parte das autoridades derivado de possíveis abusos no mercado e o monopólio dos sistemas de pesquisa da Internet.

 

A Apple tem vindo a ser uma aliada da empresa de pesquisa, sobretudo porque a Google encontra-se fortemente presente no iOS e é o principal motor de pesquisa do sistema operativo da empresa. No entanto, os rumores apontam que a Apple pode ter intenções de criar uma alternativa dedicada para os seus utilizadores.

 

De acordo com os mais recentes rumores, a Apple pode estar a desenvolver o seu próprio sistema de pesquisa em alternativa ao motor da Google, o qual teria como objetivo substituir a oferta para os utilizadores nos sistemas da empresa.

O portal Financial Times refere que a empresa pode encontrar-se a trabalhar num motor de pesquisa próprio, que poderá brevemente começar a integrar com o iOS 14, bem como com as futuras versões do sistema e até mesmo outras plataformas – como o macOS.

 

Em parte, este afastamento da Google pode ser motivado também pelos processos judiciais que a Google tem vindo a enfrentar nos últimos tempos, e onde a Apple é apanhada no meio da “batalha”. No mais recente caso junto das autoridades norte-americanas a Apple é indicada como uma empresa que coopera com a Google para manter as suas atividades de práticas monopólio no mercado – algo que certamente a Apple pretende evitar que afete o seu nome.

 

De notar que a Apple e Google possuem um acordo para manterem o motor de pesquisa da Google como o principal do sistema operativo da Apple. Caso esta mudança realmente venha a acontecer, isso também pode indicar que o acordo entre as duas empresas vai chegar ao fim.

A Google paga à Apple cerca de 12 mil milhões de dólares por ano para manter o sistema de pesquisa como padrão do sistema, mas parece que a Apple não está preocupada em perder este “pequeno” rendimento para evitar problemas legais com a justiça.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech