O TikTok tem vindo a crescer ao longo dos últimos meses, mas com cada vez mais utilizadores na plataforma também aumenta a probabilidade de conteúdos enganadores serem partilhados sobre a mesma.
Para prevenir esta situação, o TikTok encontra-se agora a revelar uma nova funcionalidade, que pretende ajudar a evitar a partilha de conteúdos enganadores. Segundo a plataforma, os utilizadores que partilhem vídeos que tenham conteúdos potencialmente enganadores irão agora ter uma mensagem de alerta sobre esses vídeos.
A mensagem irá surgir sempre que outros utilizadores carreguem o conteúdo, informando que os detalhes indicados no vídeo não foram validados por fontes oficiais e podem ser enganadores. Além disso, a visibilidade desse conteúdo também poderá ser consideravelmente limitada.
Os utilizadores ainda podem aceder ao conteúdo, e partilhar se assim o entenderem, mas estes não irão surgir na página inicial do TikTok para outros seguidores. Esta medida pretende garantir que os utilizadores pensam corretamente antes de procederem com a partilha de conteúdo potencialmente enganador, e pode ajudar também a evitar a distribuição de conteúdos enganadores na plataforma.
No final, ainda cabe aos utilizadores terem a reação de partilhar ou não os conteúdos, mas sem dúvida que um alerta chama logo à atenção deste caso. Ao contrário do que acontece com outras plataformas sociais, o TikTok tem vindo a marcar uma posição mais agressiva contra conteúdos enganadores, tendo o apoio de várias entidades para verificação de informações, e quando algum conteúdo é considerado como potencialmente danoso ou enganador, a plataforma opta por remover o mesmo invés de o manter.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!