1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Segurança em senhas 2FA

 

Mais do que nunca a segurança online é um processo importante para qualquer utilizador, e uma das formas mais simples e eficazes de garantir alguma segurança adicional passa por usar um sistema de autenticação em duas etapas.

 

Apesar de introduzir um passo adicional na tarefa de login nas contas, é uma medida considerada essencial para quem pretenda realmente a segurança das suas contas e dos seus dados. Algumas plataformas implementam este sistema de diferentes formatos, seja com recurso a mensagens SMS ou pedidos em apps dedicadas, mas um dos métodos mais recorrentes passa pelo uso de aplicação 2FA.

 

Estas apps permitem manter os códigos de autenticação nos smartphones dos utilizadores, sempre acessíveis mesmo sem uma ligação à Internet nos mesmos. Neste artigo iremos verificar algumas das apps de 2FA mais usadas e recomendas, que permitem manter as suas contas em segurança.

 

> andOTP

 

andOTP

 

Usar plataformas open-source tende a ser algo que cada vez mais utilizadores estão a adotar, sobretudo porque permite que qualquer pessoa possa ver o que realmente está a ser feito dentro de cada aplicação e até mesmo ajudar no seu desenvolvimento.

Dentro deste ponto, a aplicação andOTP é provavelmente uma das melhores atualmente disponíveis. Sendo totalmente open source, os utilizadores podem verificar exatamente o que cada função realiza, ou até podem desenvolver as suas próprias adaptações – se tiverem conhecimento para tal.

 

A nível de funcionalidades, a andOTP permite que os utilizadores guardem os seus códigos de acesso de forma segura, e conta ainda com um sistema de backup que permite exportar estes códigos de forma encriptada – por exemplo, caso pretenda manter um backup dos códigos e evitar perdas de acesso. Apesar de não contar com a capacidade de enviar esses backups para a cloud, os utilizadores podem sempre manter os dados seguros nos seus dispositivos, ou guardar em plataformas cloud de forma manual se realmente o pretenderem para maior segurança.

 

Além disso, um destaque desta aplicação encontra-se no facto que a mesma guarda e permite aceder também aos código originais das contas de 2FA, o que permite exportar as contas para outras apps se os utilizadores pretenderem, sem que tenham de reconfigurar todas as suas contas novamente.

A aplicação encontra-se disponível na Google Play Store.

 

> Authy

 

authy

 

Quando se fala de aplicações 2FA, a Authy é provavelmente o nome mais vezes mencionado. Esta aplicação pretende ser um “tudo em um” para a segurança adicional dos utilizadores. Uma das principais vantagens da mesma encontra-se no facto de contar com um sistema de backup automático e de sincronização para diferentes dispositivos.

 

Com este, os utilizadores podem manter as suas contas 2FA seguras e encriptadas nos servidores da empresa, ao mesmo tempo que garantem que estas estão sempre acessíveis, mesmo na eventualidade de desinstalar a aplicação ou perder acesso ao dispositivo. Desde que se recorde da senha de acesso ao sistema de sincronização, pode recuperar todos os conteúdos. Se quer evitar dores de cabeça no processo de backup das contas 2FA, esta é uma das melhores opções.

 

Esta aplicação encontra-se disponível na Google Play Store e App Store.

 

> Google Authenticator

 

Google Authenticator

 

O Google Authenticator é a solução perfeita para quem apenas pretenda algo “configurar e pronto a usar”. Esta app oficial da Google deixa de lado a capacidade de realizar backups e sincronização de dados, focando-se no essencial, que será manter os códigos 2FA seguros.

 

Todo o processo de configuração é feito e armazenado de forma local, sendo que nem a Google possui acesso aos códigos de sincronização das contas. Uma das desvantagens encontra-se no facto que, caso o utilizador perca o acesso aos seus dispositivos, terá de recuperar manualmente as suas contas e reconfigurar tudo de origem.

Esta aplicação encontra-se disponível na Google Play Store e App Store.

 

 

Independentemente da aplicação que escolha para 2FA, é recomendado que mantenha métodos alternativos para garantir que consegue aceder às suas contas caso perca o acesso aos códigos 2FA.

 

A maioria das plataformas fornecem opções de recuperar as contas dos utilizadores caso estes percam acesso aos códigos de autenticação, que será recomendado que guarde num lugar seguro para garantir que não fica “bloqueado” de algum serviço apenas porque se esqueceu de guardar o backup das contas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech