A Microsoft tem vindo a melhorar consideravelmente as funcionalidades do Edge, tanto que o navegador da empresa atualmente pode ser considerado uma excelente alternativa ao Google Chrome. No entanto, existe sempre espaço para melhorias…
A maioria dos navegadores baseados em Chromium permitem aos utilizadores exportar as senhas guardadas nos mesmos, o que pode ser útil, por exemplo, caso pretenda passar a usar um gestor de senhas dedicado. No entanto, a maioria não fornece a capacidade de importar essas mesmas senhas diretamente.
Parece que é exatamente isso que a Microsoft se encontra a testar com as mais recentes versões do Edge, permitindo que os utilizadores possam importar as senhas diretamente para o Edge, a partir de qualquer ficheiro CSV.
A funcionalidade ainda se encontra em testes, e de momento apenas pode ser ativada pelas flags do navegador na versão do Edge Canary 90. No entanto, é possível que venha a surgir na versão estável do mesmo durante as próximas semanas.
Estando ativada, a função encontra-se disponível sobre o menu de Senhas guardadas no navegador, onde a opção “Importar passwords” deverá surgir.
Além de ficheiros CSV, é interessante analisar que a funcionalidade também parece detetar automaticamente outros navegadores que estejam instalados no sistema, realizando a importação das senhas guardadas no mesmo. Por exemplo, é possível importar as senhas diretamente do Chrome ou Firefox, conforme o que se encontre instalado no sistema.
De notar que a funcionalidade apenas pode ser usada depois de ativar a flag correspondente, em edge://flags/#PasswordImport . Além disso, os utilizadores necessitam de se encontrar na mais recente versão do Edge Canary.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!