Tendo em conta os dados de um estudo independente realizado à App Store, a loja de aplicações da Apple pode ter gerado mais de 643 mil milhões de dólares em vendas durante o ano passado apenas – incluindo ainda os custos associados com as compras in-app e vendas de publicidade.
A confirmar-se, este valor corresponde a um aumento de quase 24% em comparação com os valores obtidos no ano anterior, que atingiram cerca de 519 mil milhões de dólares. Em parte, é possível que este aumento esteja relacionado com a pandemia, que obrigou muita gente a ficar retida em casa e a consumir mais conteúdos dos seus dispositivos.
De acordo com o portal AppleInsider, além dos aumentos nos ganhos, os programadores também registaram um aumento no número de utilizadores ativos sobre as suas apps. No entanto, são os pequenos programadores que continuam a dominar a loja da Apple – considera-se um pequeno programador quem tenha uma app na loja com menos de 1 milhão de dólares em receitas, sendo que 90% dos programadores colocam-se nesta categoria.
Deste conjunto de programadores, cerca de 25% conseguiram aumentar as receitas durante o ano passado, acompanhando a tendência da loja. A maioria destes programadores também fornecem as suas apps num conjunto alargado de países – mais de 40 em média, onde a App Store se encontra disponível, aumentando o potencial para ganhos consideravelmente.
Apesar dos números serem positivos tanto para os programadores como para a Apple, é importante relembrar que a empresa tem vindo a ser fortemente criticada nos últimos tempos devido à sua retenção nos pagamentos in-app e à impossibilidade de serem usados meios de pagamento externos na plataforma.
Esta “taxa” cobrada a todos os programadores tem vindo a ser alvo de controvérsias, e um dos principais motivos pelos quais a Epic Games se encontra a lançar o ataque direto contra a App Store e a Apple relacionada com o jogo Fortnite.
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