1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Gaming

 

Grupos de hackers encontram-se a aproveitar a popularidade de determinados jogos no mercado e sobre a sua procura de versões piratas para fornecerem títulos modificados com malware.

 

Uma investigação da empresa de segurança Avast revelou recentemente que existem grupos de hackers que se aproveitam do desconhecimento ou procura dos utilizadores por alguns títulos populares no mercado, de forma a fornecerem gratuitamente os mesmos. No entanto, além de fornecerem os jogos, estes são modificados para incluir também malware no seu interior, que se instala em segundo plano nos sistemas com o objetivo de minerar criptomoedas.

 

Os utilizadores mal intencionados começam por partilhar em sites pela internet supostas versões “gratuitas” de títulos como GTA V, NBA 2K e Pro Evolution Soccer. Numa primeira vista, os títulos parecem realizar o que se pretende, e realmente tratam-se de versões ilegais dos jogos em questão que funcionam corretamente.

Mas em segundo plano, os instaladores destas versões são modificados para instalar um malware conhecido como “Crackonosh”, que utiliza os recursos do sistema para minerar Monero para os criminosos.

 

Acredita-se que os hackers responsáveis por este esquema terão já conseguido minerar mais de dois milhões de dólares na Criptomoeda. A Monero foi uma das moedas escolhidas porque é também uma das mais difíceis de ser rastreada – ao contrário de alternativas.

 

Uma vez instalado nos sistemas, o malware procede ainda com a desativação de componentes-chave do mesmo que poderiam remover o malware – por exemplo, desativa o Windows Update ou o Windows Defender, e tenta também esconder as suas atividades o máximo possível de outras soluções de segurança.

 

Atualmente estima-se que a campanha deste malware se encontra a avançar em força, com mais de 800 casos de novos sistemas infetados todos os dias. Acredita-se que mais de 220.000 computadores podem ter sido afetados, em diversos países a nível mundial.

Além disso, o facto que a maioria dos utilizadores que descarregam estes jogos possuem sistemas relativamente avançados para gaming, estes são também mais lucrativos para os criminosos, uma vez que existem mais recursos para a mineração.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech