1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Smartphone a ser usado

 

O mercado dos smartphones tem vindo a explodir em popularidade, e cada vez mais existem utilizadores com smartphones. Os dados mais recentes comprovam exatamente isso, com um aumento drástico no número de dispositivos no mercado ao longo dos últimos anos.

 

De acordo com os dados mais recentes da empresa Strategy Analytics, mais de metade da população mundial possui atualmente smartphones, uma tendência que veio a mudar drasticamente nos últimos anos, e parece continuar para o futuro.

Entre os anos de 1995 e 2005, numa altura em que os dispositivos moveis ainda eram visto como algo mais “profissional” do que propriamente para o dia a dia, o mercado verificou um crescimento consideravelmente reduzido – na realidade bastante próximo dos 0%.

 

No entanto, isso mudou drasticamente entre 2007 e 2008, que é exatamente na mesma altura em que os dispositivos da Apple e o Android começaram ambos a tornar-se populares no mercado. A subida foi, no entanto, sentida em meados de 2010 e 2011, quando a era dos smartphones realmente começou, e onde cada vez mais utilizadores tiveram acesso aos dispositivos – e em diferentes categorias.

 

Desde então, a tendência tem vindo a ser de crescimento, e em 2021 os dados apontam que metade da população no planeta possui acesso a algum género de smartphone para tarefas do dia a dia. Uma coisa que faz apenas uma década era considerada como algo para “empresas”, hoje em dia encontra-se no bolso de praticamente metade da população.

 

dados sobre crescimento no uso de smartphones

 

No entanto, ao contrário do que aconteceu entre 2010 e 2011, o mercado tem vindo a ficar com um crescimento mais lento desde 2016. Isto deve-se sobretudo a uma maior saturação do mercado, e possivelmente não se deve verificar a um crescimento tão elevado como o que se verificou nesses anos. O mercado sem dúvida que continua a crescer, mas tudo aponta que seja de forma menos acentuada para os próximos tempos.

 

Os smartphones têm vindo a melhorar consideravelmente a cada ano, e não é difícil de encontrar equipamentos de qualidade a preços relativamente baratos – pelo menos se compararmos os valores com os anos anteriores. Certamente existem modelos premium mais caros, mas para quem realmente pretenda um equipamento, não é difícil de se encontrar uma opção simples e barata no mercado – o que certamente também contribui para que cada vez mais utilizadores tenham acesso aos dispositivos.

 

A tendência certamente será de crescimento constante, e será interessante analisar o quanto evoluir novamente daqui a mais 10 anos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech