O Twitter continua na sua onda de testes sobre novas funcionalidades na plataforma. Depois de ter testado os Spaces e os Fleets (estes sem grande sucesso), a empresa encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade que vai colocar ainda mais interatividade na plataforma – as Comunidades.
As Comunidades são basicamente uma extensão do Twitter tradicional, onde os utilizadores podem criar grupos sobre as mais diferentes temáticas e para discussão entre todos. O exemplo mais aproximado para explicar esta funcionalidade serão os grupos do Facebook ou os subreddit do Reddit.
Os utilizadores entram nos mesmos e podem participar conforme pretendam sobre os mais variados temas, criando uma comunidade para os mesmos. É ainda possível interligar diferentes comunidades e, para os utilizadores, descobrir novas que possam ser dos seus interesses.
Ao contrário do que acontece no resto do Twitter, as comunidades serão fechadas – as mensagens partilhadas nas mesmas ficam apenas disponíveis para os utilizadores que estejam ativos nas mesmas. Os restantes utilizadores do Twitter não terão acesso a essas mensagens – exceto façam parte do grupo, claro.
Cada comunidade terá os seus próprios moderadores, que terão a responsabilidade de tornar o ambiente da mesma mais sereno e dentro das regras da plataforma. Obviamente, cada comunidade pode ter as suas próprias regras – desde que se mantenham dentro das regras do que é permitido no Twitter.
De momento o Twitter encontra-se a testar as comunidades para um pequeno grupo de utilizadores. Os primeiros a receber as mesmas serão os utilizadores do iOS, mas a ativação da função será feita por forma aleatória – infelizmente não existe forma de contornar isso.
Desconhece-se também quando a plataforma pretende lançar o mesmo de forma global.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!