Que a China tem vindo a aplicar bastantes medidas para limitar o uso de criptomoedas e mineração das mesmas não é novidade. No entanto, estas medidas começam agora a fazer-se sentir nos mercados, sendo que os EUA conseguem ultrapassar pela primeira vez o nível de mineração da China.
Apesar de todas as medidas do governo chinês, o continente tinha vindo a manter-se como um dos principais contribuidores para a maioria da mineração de bitcoin, em parte também devido à eletricidade ser consideravelmente mais barata neste pais.
Em setembro de 2019 cerca de 75% de toda a mineração de bitcoin era feita a partir da China. No entanto isso tem vindo a cair, sobretudo este ano, desde que o governo começou a aplicar várias limitações na tarefa e no uso de criptomoedas em geral.
Como tal, não será agora de estranhar que os EUA consigam superar a China a nível da mineração de bitcoins. De acordo com os dados publicados pela Cambridge Centre for Alternative Finance, a China teve uma quebra de 60% na mineração de Bitcoin nos últimos meses, sendo que atualmente os EUA encontram-se como o principal mercado de tal.
Os EUA passaram de ter uma participação de 17% em Abril para 35.4% em Julho. Na segunda posição encontra-se o Cazaquistão, que passou de 8% para 18%, acompanhado pela Rússia, a passar de 6.8% para 11%.
Muitos dos que controlam largos centros de mineração na China encontram-se a migrar as suas atividades para outros países, face às restrições aplicadas pelo governo local. Além dos EUA, existem outros pontos onde os mesmos tentam obter o melhor rendimento dos seus sistemas para minerar a criptomoeda, tendo sobretudo em conta os custos de eletricidade.
No entanto, esta migração também tem elevado drasticamente a procura de eletricidade nos países que os estão a receber, o que a longo prazo pode ter efeitos negativos em termos de disponibilidade e custos finais para os consumidores em geral. Além disso, devemos ainda ter em conta todos os problemas que existem no mercado sobre a falta de gráficas - e onde muitas são adquiridas exatamente para estas tarefas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!