1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Safari com bug

Se utiliza o navegador do Safari da Apple para aceder à Internet no dia a dia, talvez seja melhor reconsiderar usar uma alternativa durante os próximos tempos. Isto porque foi recentemente descoberto um novo bug que afeta o Safari e pode comprometer alguma informação de navegação dos utilizadores.

A falha encontra-se sobre a API IndexedDB, presente no Safari 15, e foi inicialmente descoberta pela empresa FingerprintJS. Explorando a falha é possível aceder aos últimos sites que os utilizadores visitaram no navegador, e até mesmo aos seus IDs da Google sobre contas configuradas no navegador.

O IndexedDB é uma API usada por várias plataformas web e pelo próprio navegador para armazenar informação. No caso da Google, esta usa a API para registar alguns detalhes das contas dos utilizadores uma vez registadas no navegador. É também usada pelo navegador para armazenar o histórico de sites visitados.

Através da exploração desta falha, um atacante pode, remotamente, recolher o ID da Google dos utilizadores, e rapidamente associar o mesmo a uma pessoa física ou obter mais detalhes sobre a mesma. Além disso, juntando ainda os últimos sites que foram visitados, isto pode levar a outros géneros de ataques variados.

A falha afeta tanto o Safari para macOS como para iOS, sendo que os utilizadores podem verificar a validação da mesma neste site. Os investigadores que descobriram a falha revelam ter notificado a Apple da mesma a 28 de Novembro de 2021, mas até ao momento não foram reveladas correções, pelo que a falha foi agora tornada pública.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech