1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 com webcam

 

A Microsoft encontra-se a construir novas ferramentas focadas em tornar o Windows 11 ainda mais produtivo e simples de usar para ambientes profissionais. Foi esta a ideia que a empresa deixou clara no evento realizado hoje, onde várias novidades foram apresentadas sobre o sistema.

 

Entre as novidades que a empresa revelou hoje encontra-se um novo sistema de supressão de ruído do microfone, ajuste automático do foco e desfoque do fundo, que vão surgir sobre a plataforma.

Estas funcionalidades vão começar por se encontrar disponíveis primeiro para dispositivos com chips da Qualcomm, uma vez que tiram proveito do NPU dos mesmos para melhorar a qualidade de som e vídeo.

 

Apesar de o Microsoft Teams já ter a sua funcionalidade de supressão de ruído, agora essa vai encontrar-se disponível diretamente do Windows 11. Isto permite que os utilizadores possam automaticamente remover ruídos indesejados das suas conversas, e em tempo real.

 

A empresa vai ainda integrar o sistema de contacto ocular, que utiliza IA para identificar onde o utilizador se encontra a olhar, e ajustar o mesmo para que este foque diretamente na câmara. Ou seja, invés de se estar a olhar para o monitor, a IA trata de colocar a direção do olhar diretamente para a câmara do dispositivo.

 

novas funcionalidades do windows 11

 

Outra funcionalidade que também vai encontrar-se disponível no Windows 11 será o ajuste automático do foco, permitindo manter o utilizador centrado durante as conversas, juntamente com a possibilidade de desfocar o fundo das mesmas.

 

Para usar estas novas funcionalidades, a Microsoft adverte que os dispositivos devem contar com suporte a chips NPU, portanto nem todos os sistemas poderão tirar proveito do mesmo de imediato. O foco inicial será certamente para o ThinkPad X13s da Lenovo, que é o primeiro dispositivo a chegar com o chip 8cx Gen 3 da Qualcomm.

 

Ainda se desconhece, no entanto, se essas funcionalidades poderão algum dia ser usadas em mais sistemas para além dos que tenham o NPU.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech