1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Steam Deck

 

Quando a Steam Deck foi revelada em 2021, muitos ficaram contentes em saber que o dispositivo iria permitir a substituição de vários dos seus componentes, e seria amiga de reparações – tanto que a própria Valve revelou um vídeo sobre como abrir de forma segura a mesma.

 

Um dos componentes que pode ser alterado pelos utilizadores é o disco SSD interno. No entanto, existe um problema com esta ideia.

Isto porque, apesar de a empresa permitir que os utilizadores alterem o disco SSD interno da Steam Deck, esta usa discos M.2 no formato 2230, que é mais compacto e eficiente a nível de energia que as alternativas. No entanto, também é consideravelmente mais difícil de encontrar estes discos SSD à venda no mercado – e os que se encontra possuem preços elevados.

 

Isto será ainda mais verdade se tivermos em conta os preços ou facilidade de encontrar discos M.2 2280 e M.2 2242. No entanto, de forma recente, um modder tentou integrar um disco M.2 2242 SSD na consola, com algumas modificações na mesma.

A tarefa não é simples, mas ficou demonstrado que, tecnicamente, é possível. No entanto, existem agora novas reservas para quem tenha ideias de fazer a mesma experiência.

 

steam deck com disco ssd modificado

 

Isto porque Lawrence Yang, designer da Steam Deck, veio recentemente alertar para quem esteja a pensar integrar este “mod” na mesma. Segundo o mesmo, a utilização deste mod pode reduzir consideravelmente a vida útil da Steam Deck, em parte porque os discos M.2 2242 possuem requisitos de energia mais elevados, que não estão dentro dos padrões para o qual a Steam Deck foi desenvolvida.

Isto pode causar problemas com o sistema de regulação de energia da consola, e consequentemente a alguns sobreaquecimentos e problemas em geral.

 

Apesar de o upgrade do SSD interno da Steam Deck ser uma ideia tentadora, o mais recomendado será talvez adotar os cartões MicroSD para essa tarefa, que fornecem um desempenho igualmente bom e sem os problemas associados com o hardware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech