1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware em computador

 

Agora que o ano se encontra a terminar, é também importante olhar para os meses anteriores e analisar o crescimento de malware no mercado e para os diferentes sistemas operativos.

 

A empresa AV-Test, que regularmente testa as soluções de segurança no mercado, realizou uma análise sobre o crescimento de malware no mercado durante todo o ano, e existem alguns dados interessantes a ter em conta.

 

Os dados apontam que, durante todo o ano, surgiram mais de 70 milhões de diferentes variantes de malware para Windows, que é um valor consideravelmente superior aos cerca de 12.000 que foram registados para macOS.

Se tivermos em conta estes dados, o valor de malware para Windows é quase 5000 vezes superior ao que existe no macOS. Isto não será de estranhar, tendo em conta que o sistema da Microsoft é também um dos mais usados no mercado.

 

Se os valores forem comparados ao Linux, no entanto, será mais razoável, sendo que este sistema verificou cerca de 2 milhões de novas variantes de malware ao longo do ano. Ainda assim, o valor do Windows é cerca de 60 vezes superior.

 

Curiosamente, apesar de o número de variantes de malware ser consideravelmente superior no Windows, este tem vindo a cair no número mensal desde meados de Setembro. No caso do macOS, por outro lado, as novas variantes de malware nos sistemas começaram a surgir mais em Novembro e Dezembro.

 

Por fim, o Linux é um dos casos de destaque, já que parece ter praticamente "eliminado" o malware e as novas variantes do mesmo desde meados de Junho. O número teve valores algo elevados no início do ano, mas praticamente desde então que os valores têm sido consideravelmente baixos.

 

Os interessados poderão verificar os gráficos completos do estudo no site da entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech