1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows e Linux sobre a mesma imagem

 

O Windows é, sem sobra de dúvidas, um dos sistemas operativos mais populares no mercado, mas também o que oferece um dos melhores desempenhos para vários jogos. Apesar de vários distros de Linux terem vindo a realizar melhorias para tentarem obter melhor desempenho em jogos, este sistema ainda está longe de atingir a popularidade e otimização que se encontra no Windows.

 

Isto é mais uma vez comprovado por recentes testes feitos pela plataforma Phoronix, a qual comparou o desempenho do Windows com o Linux em termos de videojogos. Para realizar o teste, a plataforma usou o sistema Windows 11 Pro e Ubuntu 22.10 com Linux 6.2.

Ambas as plataformas foram testadas sobre as gráficas Radeon RX 6800 XT e Radeon RX 7900 XTX da AMD, para obter o desempenho mais realista possível em diferentes jogos. Junta-se ainda um processador Intel Core i9-13900K e 32 GB de RAM DDR5.

 

De acordo com os testes realizados, apesar de o Linux ter obtido valores respeitáveis em nível de desempenho em diferentes jogos, é no Windows que a otimização é mais sentida. Em média, é no sistema da Microsoft que os títulos obtiveram valores mais estáveis e regulares ao longo de todo o teste, demonstrando como não apenas os jogos estão mais otimizados para este sistema, como também o próprio sistema operativo está preparado para essas necessidades.

 

desempenho de sistemas em jogos

teste de desempenho linux vs windows

teste de desempenho linux vs windows

 

No caso do Linux, este aparenta encontrar-se mais otimizado para a API Vulkan. Nos títulos que usavam esta API, o desempenho acaba por ser superior sobre o Linux do que no Windows, e isso será importante tendo em conta que muitos jogos atualmente usam esta API como base.

 

No entanto, ao mesmo tempo, também ficou claro que ainda existem algumas limitações que vão para além do simples sistema operativo, já que a AMD também necessita de atualizar as suas drivers para obterem o melhor desempenho possível sobre diferentes situações.

 

No final, estes testes comprovam que o Linux tem vindo a melhorar consideravelmente o seu suporte a jogos, algo que faz apenas alguns anos era visto como um problema para muitos. Hoje em dia não é difícil de encontrar métodos de correr muitos dos jogos mais recentes na plataforma aberta, e até mesmo a Valve começou a disponibilizar o cliente da Steam dedicado para o Linux – o que abre as portas para vários títulos ficarem disponíveis no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech