1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Wine

 

O Wine é uma das aplicações mais conhecidas para Linux que permite executar diversas aplicações e jogos do Windows dentro do sistema. E a nova versão do Wine 8.0 encontra-se agora disponível, contando com ainda mais novidades para quem usa esta plataforma.

 

Um dos grandes destaques desta nova versão encontra-se no suporte a arquivos Portable Executable, que vai permitir aos instaladores das aplicações confiarem no sistema onde estão a ser executados. Isto pode permitir que certas aplicações de 32 bits possam ser executadas em sistemas de 64 bits, por exemplo.

 

Esta versão também conta com o novo suporte a Windows 32 bit on Windows 64 bit (WoW64), que vai permitir que certos drivers e ficheiros criados para versões de 32 bits do sistema possam ser usados em versões de 64 bits sem terem de se adicionar novos ficheiros e drivers alternativos.

 

Por fim, esta versão conta ainda com várias melhorias no suporte ao Direct3D, que devem ser bem vindas para quem use o sistema para jogos. Existem ainda melhorias no suporte a comandos de terceiros, juntamente com novas funcionalidades de acessibilidade no Wine Gecko.

 

De relembrar que o Wine encontra-se disponível para Ubuntu, Debian, Fedora e macOS, bem como para a Steam Deck. Os utilizadores podem descarregar a versão mais recente no site do programa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech