As vendas de smartphones parecem estar a acompanhar a tendência de queda que se verificam em vários mercados. Pelo menos esta é a indicação que os dados da IDC apontam, com uma queda que ainda atinge valores consideráveis.
Os dados da IDC, respeitantes ao último trimestre de 2022, indicam que se verificou uma queda de 18.3% no envio de novos smartphones para o mercado, comparativamente ao ano anterior. Isto corresponde a um total de 300.3 milhões de unidades enviadas para o mercado durante este período.
Esta queda também vou sentida sobre as vendas em nível de todo o 2022, onde se registaram menos 11.3% de envios para o mercado. Isto corresponde a cerca de 1.21 mil milhões de unidades de smartphones enviadas para o mercado em 2022, o valor mais baixo atingido desde 2013.
A IDC aponta vários fatores para esta queda, mas a grande maioria encontra-se relacionada com a inflação e o aumento de custo de vida para muitos países, que leva os consumidores a manterem os seus dispositivos por mais tempo ou a optarem por modelos mais baratos no mercado.
Esta tendência pode ser algo que se venha a verificar também nos primeiros meses de 2023, com a continuação da inflação em vários países e do foco financeiro para outras áreas. Ao mesmo tempo, não ajuda que a maioria dos fabricantes estejam a planear lançar novos smartphones com custos mais elevados de venda que os modelos anteriores.
Olhando para os dados de forma individual para cada empresa, respeitante ao último trimestre de 2022, a Apple lidera com um market share de 24.1%, seguindo-se a Samsung com 19.4%. A Xiaomi surge em terceira posição com 11%, seguindo-se a OPPO com 8.4%. Da lista faz ainda parte a Vivo com 7.6%.
Se tivermos em conta os valores anuais, a Samsung passa para a liderança, com uma quota no mercado de 21.6% em todo o 2022. Segue-se a Apple com 18.8%, a Xiaomi com 12.7% e a OPPO com 8.6%. A Vivo surge no final com 8.2%.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!