1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android com webcam na cabeça

 

Atualmente já é possível usar smartphones como webcam, através do uso de aplicações de terceiros. No entanto, parece que a Google agora encontra-se a trabalhar para tornar essa funcionalidade algo nativo do Android.

 

A Apple recentemente apresentou algo similar no iOS, com a Continuity Camera. E ao que parece, a Google também se encontra a preparar algo parecido para o Android, tendo em conta recentes alterações feitas a nível do código do Android Open Source Project (AOSP).

 

De acordo com o programador Mishaal Rahman, a Google encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade conhecida como "DeviceAsWebcam", que basicamente integra-se diretamente no Android e iria permitir usar a câmara dos dispositivos como uma webcam, interligando a mesma em qualquer computador.

 

Desta forma, os utilizadores poderiam tirar proveito das câmaras dos seus dispositivos sem terem de recorrer a aplicações de terceiros para a tarefa. A documentação do código indica que este método poderia ser usado em todos os dispositivos que contam com suporte para o standard UVC (USB video class), que se encontra atualmente na maioria das webcams USB.

 

Esta funcionalidade pode revelar-se importante para utilizadores que necessitem de uma webcam em aplicações como o Zoom ou Google Meet, mas não a tenham disponível de forma direta.

 

No entanto, é importante notar que, para já, não existe confirmação que esta novidade se venha a tornar uma realidade. Apesar de se encontrar no código do Android, ainda se encontra apenas em testes, e pode vir a ser descartada em futuras atualizações – no entanto, tendo em conta que a Apple lançou algo similar para os seus dispositivos, seria de estranhar não ver a Google a integrar a mesma no Android.

 

Para já, quem pretenda usar a câmara do smartphone como webcam, ainda necessita de usar aplicações de terceiros para essa tarefa, o que está longe de ideal... mas funciona.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech