1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Webcam em monitor de computador

 

As futuras versões do Android 14 podem contar com uma funcionalidade interessante para quem necessita rapidamente de uma webcam.

 

Com a versão do Android 14 QPR1 Beta 1, a Google introduziu uma nova funcionalidade no sistema, que basicamente permite que os utilizadores possam usar os seus dispositivos como webcam em PC, Mac, Chromebook e Linux.

Para já, a novidade encontra-se focada apenas para dispositivos Pixel, mas a ideia será abrir a API para funcionar em praticamente qualquer dispositivo. Os utilizadores de dispositivos da Apple devem certamente conhecer a Continuity Camera, que possui características similares.

 

A diferença, neste caso, encontra-se no facto da solução do Android apenas funcionar quando os dispositivos se encontram ligados via USB – enquanto que o Continuity Camera da Apple permite o funcionamento via wireless.

 

O uso desta funcionalidade possui claras vantagens em comparação com usar uma webcam regular, sobretudo a nível da melhoria na qualidade de imagem, na qualidade de áudio e o suporte a diferentes ângulos de câmaras. A funcionalidade é algo que também se encontra suportado pelo padrão USB Video Class (UVC), portanto deverá ser compatível com praticamente todas as plataformas.

 

modo de funcionamento como webcam

 

O funcionamento do sistema também é bastante simples. Quando se liga o dispositivo ao computador, deve surgir a nova opção de “Webcam”. Feito isso, pode-se configurar normalmente a webcam no sistema e nas aplicações.

 

De notar que, para já, a novidade apenas se encontra disponível para o Android 14. Quem esteja em versões anteriores do Android continua a necessitar de usar apps de terceiros para obter funcionalidades similares, embora o desempenho seja consideravelmente inferior.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech