1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Processador em placa mãe

 

Nos últimos meses a indústria tecnológica tem vindo a passar por um período complicado, e isso sente-se também a nível da venda de hardware no mercado. Agora que os dados continuam a surgir sobre as vendas do ano passado, também se verifica a tendência de queda em praticamente todos os setores.

 

De acordo com a análise da empresa Mercury Research, relativa ao último trimestre de 2022, registou-se neste período uma das maiores quedas de sempre nas vendas de processadores, sendo mesmo o pior valor de que existe registo em mais de 30 anos.

 

Os dados apontam que, pela segunda vez nesse ano, as vendas de processadores no mercado estão a atingir mínimos históricos. O primeiro relatório confirmava a queda durante o segundo trimestre de 2022, sendo que os valores teriam atingido os piores desde 1994. Agora, no final do ano, a mesma tendência volta a verificar-se.

 

Se tivermos em conta todo o ano, espera-se que o volume de vendas de processadores seja um dos mais baixos de sempre. Excluindo os processadores ARM, o mercado viu enviados para o mesmo 374 milhões de processadores, o que representa menos 21% face a 2021. As receitas originárias das vendas de processadores também devem cair consideravelmente, em torno dos 19% face ao ano anterior.

 

Um ponto curioso dos dados será que estas quedas foram verificadas em processadores x86. Os processadores ARM verificaram, em contrapartida, alguns crescimentos.

 

dados de vendas de processadores no mercado

 

Em causa encontra-se sobretudo os reajustes que alguns fabricantes de processadores tiveram de realizar, depois dos problemas de produção que foram verificados em 2020 e que levaram a um aumento de stock em 2022, sem a capacidade de dar vazão às unidades disponíveis.

 

As quedas não é algo que se aplica apenas aos processadores. Também as memórias DRAM verificaram uma das maiores quedas de valores ao longo de 2022, atingindo os valores mais baixos desde 2008. A venda de placas gráficas atingiu os mínimos de 2005.

 

As previsões apontam que estas tendências de quedas devem continuar durante a primeira metade de 2023, embora se venham a esperar melhorias para a segunda metade do ano - embora ainda seja algo incerto a que níveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech