De forma recente, os utilizadores do Twitter foram surpreendidos com um conjunto de mensagens de Elon Musk a surgir no topo dos seus feeds. As suas publicações e respostas terão surgido mesmo para contas que não seguiam o mesmo.
No entanto, de acordo com o portal Platformer, isto não terá sido um lapso no algoritmo. Esta fonte obteve documentos internos do Twitter, que parecem demonstrar conversas realizadas entre James Musk, sobrinho de Elon Musk, e vários funcionários da empresa.
O caso terá ocorrido no início da segunda-feira, quando James Musk publicou uma mensagem no Slack interno da empresa. Na mensagem o mesmo afirmava encontrar-se a verificar um problema com a interação dentro do Twitter, tendo notificado todos os participantes da conversa.
Este terá ainda pedido a qualquer engenheiro com experiência para entrar em contacto com o mesmo, de forma a resolver o problema – sublinhando que esta falha seria de extrema urgência. Quando os engenheiros começaram a ligar os seus portáteis para trabalharem no seu problema, foram no entanto surpreendidos com a razão: o tweet de Elon Musk sobre o Super Bowl teve menos interação na plataforma do que outro tweet do presidente Joe Biden.
De acordo com as fontes, o tweet do presidente dos EUA, onde o mesmo indicava que iria suportar a sua esposa a torcer pelos Philadelphia Eagles, teve cerca de 29 milhões de visualizações. Em contrapartida, o tweet de Elon Musk sobre o evento teve menos de 9.1 milhões, antes do mesmo ter aparentemente eliminado a mensagem.
No final do jogo, Elon Musk terá voltado à sede do Twitter, exigindo explicações aos funcionários sobre o motivo da sua mensagem ter obtido menos interações do que as registadas pelo presidente dos EUA.
Face a esta situação, no dia seguinte os utilizadores verificaram que as mensagens de Musk estariam em destaque na plataforma, surgindo em praticamente todos os feeds dos utilizadores. Aparentemente isto não se terá tratado de um erro, já que foi um sistema criado especificamente para dar mais visibilidade às mensagens de Musk dentro do Twitter como parte dos pedidos feitos anteriormente.
Alegadamente, face aos problemas que Musk teria reportado, os funcionários do Twitter terão alterado o código do algoritmo para dar mais visibilidade às mensagens de Musk, aumentando consideravelmente as suas interações dentro da plataforma, uma vez que iriam surgir para praticamente todos os utilizadores.
Isto foi feito através da remoção de alguns filtros que tendem a selecionar os melhores conteúdos para os utilizadores verem no feed principal, com base em vários fatores. As mensagens publicadas por Musk foram impulsionadas no Twitter com um fator 1000 vezes superior ao normal, surgindo acima de qualquer outra publicação no serviço.
Esta modificação terá sido feita diretamente com a autorização de Musk, que alegadamente estaria em conversa com alguns dos engenheiros enquanto enviava mensagens, e testava a interação das mesmas dentro da plataforma.
Ao mesmo tempo, as alterações que foram realizadas no código para dar mais visibilidade aos conteúdos de Elon Musk ainda se encontram ativos na plataforma, embora com valores mais reduzidos do que o fator anterior – embora esta ainda seja consideravelmente superior ao de outros utilizadores no Twitter.
É importante relembrar que, de forma recente, Elon Musk tem vindo a ficar focado na interação das suas mensagens dentro do Twitter, considerando que as mesmas encontram-se abaixo do que deveria ter para a quantidade de seguidores. Alegadamente, Musk terá mesmo despedido um funcionário da empresa que indicou que Musk estaria a perder relevância entre os temas no mercado, e que esse seria o motivo das suas mensagens estarem a ser menos visualizadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!