As autoridades da Noruega confirmaram ter apreendido mais de 5.84 milhões de dólares em criptomoedas, associadas com o grupo de hackers conhecido como "Lazarus". Esta apreensão terá sido realizada após o grupo ter realizado o ataque contra a plataforma Axie Infinity Ronin, em Março de 2022.
De acordo com o comunicado das autoridades, este caso demonstra que existe uma grande capacidade de as forças de segurança para monitorizarem a blockchain, identificando transações potencialmente ilegítimas, e também para reaver os conteúdos que tenham sido roubados.
Este terá sido o resultado de uma investigação que durou mais de dez meses, e onde as autoridades já tinha confirmado oficialmente as ligações entre o grupo e o ataque da plataforma.
Em Setembro de 2022, o governo dos EUA já tinha indicado ter obtido 30 milhões de dólares em criptomoedas dos fundos que foram roubados da Axie Infinity Ronin, o que representava cerca de 10% dos fundos roubados.
As autoridades da Noruega afirmam terem trabalhado diretamente com várias autoridades em diferentes países, de forma a identificar a origem dos fundos roubados e a obterem informação útil para este resultado.
É ainda indicado que o dinheiro roubado poderia ter sido usado para as mais variadas campanhas, incluindo a possibilidade de uso para financiar as atividades militares da Coreia do Norte e de armamento militar e nuclear.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!