1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Impressora sobre uma mesa

 

Não é segredo que a maioria das fabricantes de impressoras ganham dinheiro não pela venda das mesmas, mas sim dos tinteiros de impressão. E empresas como a HP encontram-se constantemente no centro de problemas pela forma como "incentivam" os utilizadores a comprarem produtos da marca.

 

No que é conhecido como o DRM para tinteiros, faz mais de sete anos que a HP lançou um sistema bastante controverso para as suas impressoras, que basicamente impede o uso de cartuchos de terceiros nas mesmas. Este sistema foi, ao longo dos anos, alvo de várias críticas e até processos em tribunal.

 

Ainda assim, a empresa parece que está focada em lançar esse sistema para ainda mais impressoras. Apelidado de "Dynamic", este sistema da HP bloqueia a capacidade das impressoras usarem tinteiros "não oficiais", que não tenham um chip dedicado da empresa para serem considerados originais.

 

O sistema foi lançado, ao longo dos anos, para várias impressoras da empresa. Em 2016, quando o sistema foi lançado, a empresa teve de se desculpar pelo lançamento do mesmo, e prometeu que iria cancelar os planos para tal. No entanto, o mesmo voltou ao ativo em 2017, embora de forma mais contida.

 

No entanto, parece que a empresa encontra-se agora a voltar a lançar atualizações com este "DRM". De acordo com alguns utilizadores do Reddit, a HP encontra-se a lançar algumas atualizações para modelos mais antigos de impressoras, onde a única novidade será a inclusão do sistema de DRM para tinteiros.

Quando os utilizadores tentam usar um tinteiro que não seja original da HP, irão agora receber uma notificação a informar de tal, e que as capacidades de impressão encontram-se bloqueadas até que seja usado um tinteiro genuíno.

 

mensagem de erro de tinteiro não genuino da HP

 

Um dos utilizadores que recebeu esta atualização, em contacto com a HP, indica que esta medida faz parte de uma recente atualização que se encontra a ser fornecida para várias impressoras da empresa. Além disso, este sistema bloquear a impressão até em impressoras que, anteriormente, estariam a funcionar corretamente com tinteiros não originais.

 

Até ao momento ainda se desconhece os modelos que foram afetados por esta atualização, mas os utilizadores no Reddit indicam a confirmação dos mesmos nos modelos OfficeJet 774, 6978 e 6968, bem como no OfficeJet Pro 6970.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech