1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple Optic ID

 

Com a chegada do Apple Vision Pro, a empresa veio também trazer uma nova forma dos utilizadores se autenticarem, usando apenas os seus olhos.

 

O dispositivo de realidade mista da Apple chega com um número bastante elevado de sensores, usados para as mais variadas tarefas. No entanto, no interior, é também onde se encontram alguns sensores responsáveis por analisar os olhos de quem se encontra a usar o dispositivo.

 

E a Apple parece estar a dar bastante foco num novo sistema, que vai permitir usar os olhos como uma nova forma de autenticação. Tal como acontece com as impressões digitais, cada olho possui uma impressão única. A Apple pretende tirar partido deste sistema com o Optic ID, um sistema de verificação da autenticidade do utilizador, analisando a retina.

 

O Optic ID pode vir a ser usado no Vision Pro como uma forma de autenticação única, tal como o Face ID ou Touch ID. Usando a impressão "digital" do olho, os utilizadores podem realizar as mais variadas tarefas, sem terem propriamente de realizar qualquer ação. Os sensores do Vision Pro vão automaticamente analisar o olhar, quando necessário, para autenticar os utilizadores.

 

A Apple garante que todos os dados recolhidos pelo Optic ID são processados apenas de forma local – portanto, nem a Apple nem outras entidades possuem acesso aos dados biométricos dos utilizadores. O processamento é feito apenas em formato local, no dispositivo de cada utilizador.

 

É importante notar que este género de sistemas de autenticação não é algo propriamente novo no mercado. Na realidade, a Samsung também tinha aplicado a ideia no Galaxy Note 7, no entanto, nessa altura, a tecnologia ainda estava a dar os seus primeiros passos para junto dos consumidores. Sem dúvida que, com o Vision Pro, o grau de segurança e fiabilidade é consideravelmente mais elevado, em parte graças a todos os sensores que se encontram no dispositivo.

 

Espera-se que, na ideia da Apple, no futuro apenas seja necessário olhar para o dispositivo para se poder autenticar nas mais variadas plataformas online – se o futuro vai ser uma realidade ou não, ainda será algo a ver.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech