A Amazon encontra-se a realizar a compra da iRobot, a empresa responsável pela criação do conhecido Roomba. No entanto, esta aquisição encontra-se agora a ser investigada pelas autoridades, e depois disso ter sido realizado nos EUA, agora as autoridades europeias começaram também a aplicar medidas similares.
A Comissão Europeia confirmou que vai realizar uma investigação sobre a compra da iRobot por parte da Amazon, de forma a avaliar se esta pode vir a causar impacto em empresas rivais no mercado.
A investigação vai centrar-se, sobretudo, na ideia que a Amazon pode impedir as empresas rivais da iRobot de venderem os seus produtos na loja online da empresa, um dos maiores marketplaces no mercado online atualmente.
Ao mesmo tempo, existe o receio de que a Amazon possa vir a aproveitar a sua posição no mercado para destacar os produtos da iRobot invés dos produtos rivais, dando assim uma vantagem injusta para os mesmos.
Existem ainda o receio de que a Amazon possa tirar proveito da iRobot para colocar algumas funcionalidades do mesmo limitadas. Por exemplo, a API da Alexa pode ser limitada para apenas funcionar em produtos do iRobot.
A investigação da Comissão Europeia vai ajudar a identificar essa possibilidade. E junta-se também à que as autoridades nos EUA se encontram a realizar, e que vai sobre as mesmas ideias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!