A União Europeia encontra-se a aplicar novas regras para dispositivos com baterias, nomeadamente smartphones, onde devem agora existir medidas para tornar o processo de substituição das mesmas consideravelmente mais simples do que os atuais. E uma das empresas que pode ser afetada por tal medida é a Apple.
De acordo com as novas regras, a partir de 2027, as empresas fabricantes de smartphones devem aplicar medidas para reduzir o lixo eletrónico e facilitarem o acesso a sistemas de reparação, o que inclui aplicar medidas para que a substituição de baterias seja consideravelmente mais simples.
Atualmente, a grande maioria dos smartphones contam com baterias fixas no seu interior, onde muitas vezes a substituição é complicada ou praticamente impossível para a maioria dos utilizadores.
Ou seja, quando a bateria começa a perder a capacidade, como é normal em qualquer bateria eventualmente, os utilizadores ficam limitados a terem de comprar um novo smartphone, ou substituir a bateria por meio de lojas especializadas ou das fabricantes – por vezes com custos avultados.
No entanto, sobre as novas regras da União Europeia, vai ficar mais simples para os consumidores terem a capacidade de alterar a bateria dos seus dispositivos. A ideia será reduzir o lixo eletrónico na União Europeia, facilitando a capacidade dos utilizadores em alteraram a bateria dos seus dispositivos de forma rápida e sem necessidade de conhecimentos técnicos.
Os novos dispositivos no mercado, com baterias, devem ter formas de os utilizadores substituírem rapidamente as mesmas, caso considerem necessário. Estas mudanças devem ser aplicadas a todos os dispositivos até finais de 2027.
As baterias devem ainda ser fornecidas com instruções claras sobre como os utilizadores as podem substituir, e como aplicar as mesmas, sem terem de recorrer a terceiros para tal.
A medida vai, certamente, agradar os consumidores que pretendam apenas substituir a bateria dos seus dispositivos, sem terem de alterar completamente para um novo smartphone. Isto pode também ajudar a dar mais longevidade à vida útil dos equipamentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!