Os conflitos em Israel contra o Hamas têm vindo a surgir nas notícias praticamente todos os dias, mas existe uma nova plataforma onde os utilizadores agora encontram-se a recolher informação em tempo real – e de forma inesperada.
As plataformas sociais são um dos principais meios de onde se obtém relatos sobre os incidentes em vários locais, com informações atualizadas praticamente ao minuto por utilizadores nessas regiões. Recentemente, muitos utilizadores e interessados no tema voltaram-se para o Snapchat como forma de obter essa informação.
A plataforma fornece um mapa, a partir do qual os utilizadores podem aceder a conteúdos que estejam a ser partilhados em diferentes zonas do mundo. Aproveitando esta funcionalidade, muitos se encontram a analisar os conteúdos publicados na Faixa de Gaza, obtendo informações atualizadas de forma permanente sobre incidentes nesta zona. Este sistema é ainda mais importante para jornalistas, que estão a obter informações sobre a zona praticamente em tempo real – e ainda mais importante numa altura em que muitas agências de notícias encontram-se a reportar problemas para relatarem os acontecimentos na zona.
Ao mesmo tempo, os utilizadores nas regiões afetadas também se encontram a usar cada vez mais esta plataforma para a partilha de informações. Em comunicado ao portal TechCrunch, o Snapchat afirma que, desde 7 de Outubro, registou um aumento de stories publicadas nas regiões afetadas em formato público. A empresa também confirmou que existem mais utilizadores a acederem a esses conteúdos dentro das zonas do conflito, de praticamente todo o mundo.
É importante ter em conta que as plataformas sociais também têm vindo a ser usadas para a partilha de conteúdos de desinformação, como ocorre em qualquer grande evento que tenha impacto a nível mundial. Desta forma, o Snap também não está imune a que conteúdos partilhados no mesmo sejam alvo deste formato e técnicas de manipulação.
O Snap Maps é uma funcionalidade que o Snapchat revelou em meados de 2017, como forma de permitir aos utilizadores terem acesso a conteúdos partilhados publicamente em diferentes regiões do mundo. Desde então, tem sido usado em várias ocasiões para se obter detalhes sobre acidentes e outros eventos de escala mundial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!