1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia RTX 4090

 

Quando a GeForce RTX 4090 da NVIDIA foi oficialmente revelada, certamente que surpreendeu pelo desempenho monstruoso que fornecida. Mas rapidamente o foco da placa se alterou para as noticias de que existiam utilizadores a terem a mesma literalmente a derreter.

 

Os relatos surgiram pouco depois da placa começar a chegar ao mercado, onde os utilizadores reportavam que a placa estaria a “derreter” na entrada de energia da mesma. Na altura, a NVIDIA terá atribuído as culpas deste problema para a forma como os utilizadores estariam a ligar as suas placas com a nova ligação 12VHPWR. Este novo formato de ligação poderia ser desconhecido para a maioria dos utilizadores, e na ideia da NVIDIA, os mesmos estariam a incorretamente ligar os mesmos nas suas fontes, causando os problemas de ligação derretida.

No entanto, a ideia nunca ficou bem vista pela comunidade, e parece que, agora, alguns meses mais tarde, voltam a surgir indicações de que a culpa pode não ser inteiramente dos utilizadores, mas sim da própria ligação.

 

O canal do YouTube NorthridgeFix realizou uma análise dos casos em que a entrada 12VHPWR teria derretido nas novas placas da NVIDIA. Segundo a análise feita, os problemas que surgiram não terão sido causados inteiramente pela forma como os utilizadores se encontravam a ligar as suas placas, mas sim por falhas no próprio design da ligação 12VHPWR.

 

Este canal, que é conhecido por realizar reparações de vários géneros de hardware, refere que praticamente todas as semanas recebe mais de 20 placas gráficas da NVIDIA, com entradas 12VHPWR, que possuem o mesmo problema de ligação derretida ou queimada. No entanto, em praticamente todos os casos, os sinais de queimado não se encontram apenas na ligação plástica, mas também nas próprias soldaduras feitas na placa mãe da gráfica. Isto normalmente apenas ocorre quando existem falhas que surgem da própria ligação, e não da forma como a placa é ligada na fonte.

 

Segundo o especialista do canal, o mesmo afirma que existem provas concretas para indicar que as falhas de entradas 12VHPWR queimadas não são um problema dos utilizadores, mas sim do próprio design da entrada e das placas em si. Oficialmente, a NVIDIA não terá comentado esta decisão, mas sem dúvida que a mesma não é a primeira a indicar que as falhas não serão culpa dos utilizadores. Ao atribuir as culpas aos utilizadores, a NVIDIA estará também a descartar os eventuais problemas do design da entrada 12VHPWR para os mesmos.

 

Felizmente, a entidade PCI SIG, consórcio que realiza o desenvolvimento de padrões de hardware, já veio lançar a nova entrada 12V-2X6, que substituir as entradas 12VHWPR, e que, supostamente, resolve estes problemas. Espera-se que as futuras placas da NVIDIA venham a contar com este novo padrão de entrada de energia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech