Como é possível que a mesma pessoa, numa foto, esteja a realizar três ações diferentes? Este é um claro exemplo de como a tecnologia evoluir e é aplicada no dia a dia.
Uma utilizadora do Instagram veio recentemente publicar uma foto caricata, que demonstra como os smartphones atuais realizam a captura de imagens e as processam. A mulher estava a experimentar um vestido de noiva, em frente de dois espelhos. No entanto, apesar de apenas ser uma foto, a mulher e as suas imagens nos espelhos apresentam ações diferentes na sua postura – e não, Photoshop não se encontra envolvido.
A foto demonstra a pessoa real a fazer uma ação, o reflexo num espelho a realizar outra ação e o terceiro espelho com uma ação igualmente diferente. Mas não se trata de uma falha na matrix, é mesmo como os smartphones funcionam... vamos explicar.
Ao contrário do que acontecia faz apenas alguns anos, a maioria dos smartphones atuais usam bastante o software para realizar a melhoria das imagens capturadas. Uma foto pode integrar mais do que apenas uma captura – mas sim várias imagens sobrepostas, que são depois conjugadas via software para melhorar o resultado final.
Isto é o que permite, por exemplo, alguns dispositivos realizarem boas capturas de fotos em ambientes com baixa luz – onde várias pequenas fotos são capturadas para criar uma final de elevada qualidade.
O exemplo que aqui temos é uma clara demonstração disso. A mulher não estava “multiplicada” nos espelhos. Basicamente, o smartphone de onde a foto foi capturada realizou a captura de várias imagens da cena, e no momento da captura, a noiva estava a mover os braços.
No final, o software fez a conjugação das diferentes fotos capturadas, e pensou que se tratavam de três pessoas diferentes na cena, quando na realidade duas eram apenas reflexos. Como as imagens teriam movimentos diferentes, isso leva a que as ações sejam igualmente diferentes em cada um.
A imagem final que foi composta pelo software apresenta as movimentações que a câmara registou em determinados momentos, conjugada numa imagem final.
Podemos dizer que não é Photoshop, mas claramente é uma mistura muito bem conseguida do que quase pode ser considerado uma edição profissional.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!