As burlas pela internet continua a ocorrer praticamente todos os dias, e para o início de 2024 isso não é exceção. Os dados mais recentes divulgados pela PSP apontam que, durante o mês de janeiro, foram apresentadas 260 queixas relativamente a burlas do género “Olá mãe. Olá pai”.
Esta burla começa com mensagens enviadas, normalmente, via WhatsApp, onde uma pessoa se faz passar pelo filho da vítima. O objetivo passa por levar as mesmas a enviarem quantias avultadas de dinheiro para uma “emergência”.
Segundo os dados mais recentes da PSP, durante o mês de janeiro de 2024, foram registadas mais de 260 queixas associadas com este esquema, ao que se junta ainda mais 360 queixas sobre burlas informáticas.
As autoridades indicam ainda que este género de esquemas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, com cada vez mais registo de crimes a ocorrerem de forma praticamente diária. Em 2023 a PSP registou mais de 12238 crimes de burla, um aumento de 10% face ao ano anterior. Este valor pode ser consideravelmente superior, se tivermos em conta que nem todos os casos são reportados às autoridades.
Ainda durante o ano passado, foram identificados mais de 434 autores deste género de crimes, com 32 dos suspeitos detidos pelas autoridades. Os idosos continuam a ser o principal alvo deste esquema, com os criminosos a tentarem apelar às relações para levar as vítimas a realizarem pagamentos avultados.
É recomendado que quando se receba uma mensagem deste formato, seja por que via for, se entre em contacto com a pessoa que diz ser associada com a mensagem, a partir de um contacto original e verificado como legitimo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!