Em tempos, o Club Penguin foi um dos jogos mais atrativos da internet, sobretudo pela camada mais jovem de utilizadores. E embora a Disney tenha terminado este legado, ainda existe uma comunidade bastante ativa de seguidores do jogo.
Entre estes seguidores encontram-se também alguns que são reconhecidos como “hackers”, e que agora confirmaram ter acedido a informações internas da empresa sobre o jogo, num ataque feito aos servidores Confluence da Disney.
Club Penguin foi um jogo MMO criado em 2005, e que se manteve ativo até 2018. A Disney tinha encerrado os servidores originais em 2017, e o sucessor Club Penguin Island foi encerrado em 2018. No entanto, existem ainda servidores privados que usam adaptações do jogo para manterem o legado vivo – embora em formato ilegal, tendo em conta que se trata de conteúdo pertencente diretamente à Disney.
Durante esta semana, um utilizador do 4chan partilhou um conjunto de ficheiros PDF, que dizem respeito a conteúdos associados ao jogo. No total, o utilizador partilhou 137 ficheiros PDF, associados com informações internas sobre o Club Pinguin, onde se integra emails, esquemas de funcionamento, informações sobre novas funcionalidades e outros detalhes do jogo.
Algumas das informações possuem mais de sete anos, portanto não terão grande impacto para um jogo que nem se encontra mais ativo. Ainda assim, podem ser interessantes para quem ainda se mantenha com a nostalgia do jogo.
No entanto, parece que esta foi apenas uma pequena parte dos conteúdos realmente roubados. A mesma fonte aponta que o atacante, além de dados associados com o jogo, terá ainda conseguido aceder aos sistemas Confluence da Disney, usando dados de login previamente comprometidos, e de onde se terá descarregado quase 2.5 GB de informação da Disney – entre a qual dados internos da empresa, ferramentas de desenvolvimento e de projetos, contratos e outras informações associadas com a empresa.
Muitos dos conteúdos integram ainda APIs internas usadas pela Disney, e até mesmo tokens de acesso a sistemas de controlo da empresa.
Embora os dados do Club Penguin sejam relativamente antigos, os dados agora divulgados sobre o ataque parecem ser relativamente recentes, com informações datadas ainda de 2024.
Até ao momento a Disney ainda não comentou sobre o caso. A informação recolhida encontra-se atualmente a ser distribuída em vários canais do Discord privados, a maioria associada com grupos do Club Penguin.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!