Quando Elon Musk adquiriu o Twitter, e eventualmente o transformou na X, a ideia do mesmo seria colocar a aplicação como um centro “tudo em um”, onde os utilizadores poderiam ter acesso a várias plataformas e serviços, sem terem de alternar do local onde se encontram.
A ideia de Musk era criar algo parecido ao WeChat na China, que se integra com várias tarefas do dia a dia dos utilizadores, desde uso para envio de mensagens, comunicação ou para pagamentos. E agora, a X pode estar a dar os primeiros passos para tal ideia.
Faz algum tempo que surgem rumores de que a X estaria a trabalhar num sistema de pagamentos dedicado, que iria integrar-se diretamente com a plataforma. E ao que parece, esse sistema pode estar mais perto agora de surgir.
Na mensagem de bom ano de Linda Yaccarino, CEO da X, esta referiu-se à plataforma X Money, que se acredita ser o sistema de pagamento integrado da X. Na mensagem, Linda Yaccarino refere alguns dos planos futuros da empresa, como a X TV e a X Money, e claro, do Grok, indicando que em 2025 poderemos vir a ter novidades nos mesmos.
Atualmente a X ainda se encontra a tentar obter as licenças necessárias para que possa processar pagamentos dos utilizadores, portanto pode ainda demorar algum tempo para que tal venha a acontecer. Embora a plataforma tenha autorização em alguns estados, ainda existem locais onde a mesma se encontra pendente ou não foi emitida.
Além disso, caso o X Money se venha a tornar uma realidade, pode demorar ainda mais tempo para que este seja adotado fora dos EUA, tendo em conta as legislações dos restantes locais onde a X se encontra.
Mas mesmo com um lançamento focado apenas para os EUA, o facto de que a X ainda não possui autorização em todos os estados para ser usado como uma plataforma de pagamentos, limita consideravelmente as funcionalidades do X Money, e pode não ser viável lançar um serviço que estaria limitado apenas a algumas regiões.
É importante relembrar que a ideia de uma “app para tudo” foi inicialmente desenvolvida nos planos de Elon Musk em 2000, na altura com a ideia de aplicar a mesma no PayPal. Porém, conforme este se afastou da plataforma de pagamentos, esses planos foram também sido mudados.
Embora o WeChat tenha conseguido obter sucesso na China, várias outras plataformas tentaram replicar o mesmo efeito fora desta região, mas sem sucesso, ao longo dos anos – incluindo a Meta.
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