Caso não existam atrasos, a Amazon encontra-se a preparar para entrar na corrida para o lançamento de satélites, criando uma nova rivalidade com a Starlink da SpaceX – de Elon Musk.
A empresa está prevista de realizar o lançamento do seu primeiro lote de satélites funcionais, dentro do Projeto Kuiper, a 9 de Abril. Este lançamento é o primeiro passo da empresa para começar a colocar em operação a sua rede de satélites, que no futuro, poderá ajudar a distribuir internet por mais locais remotos.
A ideia da Amazon será criar uma rede mundial de satélites, que possa competir diretamente com a Starlink, e fornecer acesso à Internet de alta velocidade mesmo em zonas remotas ou onde os meios tradicionais de acesso não se encontram disponíveis.
O lançamento vai acontecer na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), em parceria com a United Launch Alliance (ULA).
Apelidada de Kuiper Atlas 1, esta missão pretende colocar no espaço 27 satélites diferentes, por intermédio do foguete Atlas V da ULA. Estes satélites vão ser colocados a 450 quilómetros da Terra.
De notar que a Amazon já tinha lançado alguns dos satélites dentro deste projeto, mas eram considerados ainda experimentais. Estes serão os primeiros modelos focados para uso final do projeto, e que eventualmente devem começar a permitir a distribuição da Internet por vários locais.
Segundo a Amazon, a ideia do Projeto Kuiper será colocar 3236 satélites em operação na orbita terrestre. Até 2029 espera-se que sejam realizados mais de 80 lançamentos para esta tarefa, com a previsão de que metade dos satélites entrem em operação até meados de 2026.
Quanto à ligação que será fornecida dentro do Projeto Kuiper, a Amazon aponta que devem atingir os 100 Mbps, embora os valores possam vir a aumentar com base nos equipamentos usados. Caso se use a antena padrão, as velocidades podem atingir os 400 Mbps e eventualmente, para situações de uso no governo e empresas, atingir velocidades de 1 Gbps.
Obviamente, toda esta ideia depende do sucesso da missão agora planeada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!