1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Microsoft

 

A Federal Trade Commission (FTC), entidade reguladora da concorrência nos Estados Unidos, anunciou esta quinta-feira, 22 de maio, que decidiu abandonar o seu processo administrativo contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, um negócio avaliado em 68,7 mil milhões de dólares (cerca de 60,5 mil milhões de euros). Esta decisão marca o fim de uma longa contenda legal que se arrastava mesmo após a conclusão oficial da compra em outubro de 2023.

Numa ordem emitida, a agência afirmou que "a Comissão determinou que o interesse público é melhor servido ao desistir do litígio administrativo neste caso".

 

Uma longa batalha regulatória com reviravoltas

 

A FTC demonstrou desde cedo a sua oposição ao negócio, tentando bloqueá-lo tanto antes como depois da sua formalização no outono passado. O regulador temia que a aquisição pudesse prejudicar a concorrência no mercado de videojogos, especialmente no que diz respeito a consolas, subscrições e jogos na nuvem.

 

No entanto, os esforços da FTC sofreram um revés significativo no início deste mês de maio, quando perdeu o seu mais recente recurso contra a fusão. O Tribunal de Recurso do Nono Circuito decidiu que a FTC não tinha conseguido apresentar argumentos suficientemente fortes para justificar uma medida cautelar (preliminary injunction) que impedisse ou revertesse a concretização daquela que é uma das maiores aquisições na história da indústria dos videojogos. A decisão do tribunal de recurso, datada de 7 de maio de 2025, terá sido fulcral para esta desistência final por parte da FTC.

 

Microsoft reage: "Vitória para os jogadores e para o bom senso"

 

A notícia foi recebida com satisfação pela Microsoft. Brad Smith, Vice-Presidente e Presidente da Microsoft, recorreu à plataforma X para comentar o desfecho: "A decisão de hoje é uma vitória para os jogadores em todo o país e para o bom senso em Washington, D.C. Estamos gratos à FTC pelo anúncio de hoje".

 

Com esta desistência por parte da FTC, a Microsoft fica com o caminho totalmente livre para prosseguir com a integração da Activision Blizzard e dos seus populares franchises, como "Call of Duty", "World of Warcraft" e "Candy Crush", no seu ecossistema Xbox e Game Pass, sem mais obstáculos legais nos Estados Unidos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech