A Anthropic continua a disponibilizar gradualmente mais funcionalidades aos seus utilizadores gratuitos. A mais recente a deixar de ser exclusiva para subscritores é a pesquisa na web, uma capacidade que a empresa introduziu no seu chatbot de IA, o Claude, em março para os planos pagos. Segundo a Anthropic, esta ligação à web permite ao Claude fornecer respostas mais precisas, baseadas na informação online mais atualizada. Esta funcionalidade já está disponível para todos os utilizadores do Claude.
Mas as novidades não ficam por aqui. A Anthropic também deu início a testes beta para um modo de voz nas suas aplicações móveis, prometendo interações mais naturais e fluídas com o assistente.
Claude abre a pesquisa na web a todos os utilizadores
A capacidade de pesquisar na internet em tempo real, que tinha sido introduzida em março para os utilizadores dos planos pagos do Claude, chega agora a todos, incluindo os que utilizam o serviço gratuitamente. Esta atualização é significativa, pois dota o chatbot da Anthropic com a capacidade de aceder e processar a informação mais recente disponível online. Isto traduz-se em respostas mais atuais e rigorosas, especialmente em tópicos que evoluem rapidamente.
Conversas mais naturais: Claude testa modo de voz
Paralelamente, a Anthropic começou a testar um modo de voz em formato beta para as suas aplicações móveis. Esta opção permitirá aos utilizadores interagir com o Claude através de conversas faladas de forma natural, expandindo as atuais ferramentas de ditado da plataforma.
Eis o que se sabe sobre o novo modo de voz:
- Existirão cinco opções de voz diferentes para atribuir ao Claude.
- O assistente de IA poderá fornecer transcrições completas e resumos das conversas no final.
Esta funcionalidade visa tornar a interação com o Claude mais intuitiva e prática, especialmente em movimento.
Anthropic reforça arsenal com os novos modelos Opus 4 e Sonnet 4
Maio tem sido, de facto, um mês movimentado para a Anthropic, que na semana passada lançou dois novos e promissores modelos de inteligência artificial:
- Opus 4: Apresentado como um sistema poderoso focado em programação (coding), capaz de utilizar múltiplas ferramentas em paralelo e de executar tarefas durante várias horas seguidas.
- Sonnet 4: Um modelo de raciocínio híbrido, desenhado para alternar eficazmente entre pedidos rápidos e questões mais complexas.
É de salientar que os atuais testes beta do modo de voz estão a utilizar o modelo Sonnet 4 por defeito, o que sugere que a Anthropic está confiante nas capacidades deste novo modelo para interações conversacionais dinâmicas.
Estas atualizações demonstram o forte investimento da Anthropic na evolução do Claude, procurando torná-lo uma ferramenta de IA cada vez mais completa, acessível e poderosa para um leque alargado de utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!