1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Tesla em veículo da marca preto

 

A imagem da Tesla, outrora associada exclusivamente à inovação e sustentabilidade, está a sofrer um duro golpe devido às posições políticas do seu CEO, Elon Musk. Em França, a situação escalou para o campo judicial, onde um grupo de clientes de leasing está a processar a fabricante de automóveis para conseguir terminar os seus contratos, alegando que os veículos se tornaram "totens de extrema-direita" que prejudicam a sua reputação.

 

O início da batalha legal em França

 

Um grupo, atualmente composto por dez locatários de veículos Tesla, deu entrada com uma ação judicial em França com um objetivo claro: rescindir os seus contratos de leasing. A base da queixa é a associação cada vez mais forte de Elon Musk com a extrema-direita, uma ligação que, segundo eles, manchou a imagem da marca a um ponto insustentável.

 

Segundo a sociedade de advogados GKA, que representa os queixosos, a perceção pública dos carros da Tesla alterou-se drasticamente. Em comunicado, a firma explicou a situação: "Os veículos Tesla tornaram-se poderosos símbolos políticos e são agora vistos como verdadeiros 'totens' da extrema-direita, para grande consternação daqueles que os compraram apenas por serem veículos inovadores e ecológicos."

 

Os clientes procuram não só anular os seus contratos, mas também que a Tesla cubra todos os custos legais associados ao processo.

 

O historial controverso de Elon Musk

 

Nos últimos anos, a postura política de Elon Musk tornou-se marcadamente mais à direita. Após a aquisição do Twitter (agora X), o bilionário reativou e promoveu várias contas de figuras de extrema-direita que haviam sido banidas, e ele próprio partilhou teorias da conspiração desmentidas ligadas a estes movimentos.

 

As suas ações não se ficaram pelas redes sociais. Alega-se que terá financiado a campanha de Trump com quase 300 milhões de dólares e que demonstrou apoio a vários partidos de extrema-direita na Europa, como o AfD na Alemanha. Em França, defendeu publicamente a política Marine Le Pen, argumentando que esta era vítima de perseguição política após uma condenação por desvio de fundos no início deste ano.

 

O impacto na imagem e vendas da Tesla

 

Este envolvimento político de Musk alienou uma parte significativa da base de clientes da Tesla, especialmente na Europa, onde as vendas da marca têm vindo a cair. O impacto vai além da perda de novos compradores, que agora optam por marcas concorrentes. Muitos proprietários atuais estão a vender os seus carros para se distanciarem da marca.

 

Conforme noticiado anteriormente, alguns donos de Teslas chegaram ao ponto de colocar autocolantes nos seus veículos para expressar a sua desaprovação por Musk, enquanto outros, numa medida mais drástica, removeram os logótipos da Tesla, substituindo-os pelos de outras fabricantes. O processo judicial em França, conforme avançado pela agência Reuters, é apenas o mais recente e formal passo nesta crescente onda de descontentamento.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech