A Lynk & Co, marca do universo Geely, prepara-se para agitar o segmento dos sedans de grandes dimensões com o 10 EM-P, uma nova proposta híbrida plug-in que foi revelada na China antes do seu lançamento oficial. Com mais de cinco metros de comprimento, um sistema de tração integral e uma autonomia elétrica que pode chegar aos 192 quilómetros, este modelo promete ser um concorrente de peso.
O lançamento no mercado chinês está agendado para o terceiro trimestre deste ano, mas as principais especificações foram já divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, com os detalhes a serem compilados por publicações da especialidade como a CarNewsChina.
Um design que não passa despercebido
A estética do 10 EM-P partilha o seu ADN com a do seu irmão puramente elétrico, o Z10, seguindo a filosofia de design arrojada "The Next Day" da marca. Destacam-se as luzes diurnas distintivas, os faróis integrados no para-choques frontal e uma proeminente entrada de ar. A silhueta é complementada por puxadores de porta retráteis, espelhos sem moldura e uma faixa única de luz traseira, conferindo-lhe um aspeto moderno e tecnológico. No topo do tejadilho, um sensor LiDAR denuncia as suas capacidades de condução assistida.
Com 5.050 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 3.005 mm, o Lynk & Co 10 EM-P posiciona-se diretamente no território de modelos como o BMW Série 5. O peso do veículo varia entre os 2.137 e os 2.257 kg, dependendo da bateria escolhida, e pode ser equipado com jantes de 19 ou 21 polegadas.
Motorização híbrida com quase 200 km de autonomia elétrica
O coração do sistema híbrido é o motor a gasolina BHE15-CFZ sobrealimentado, com uma notável eficiência térmica de 46,1% e uma potência de 120 kW (161 cv). Este motor trabalha em conjunto com um sistema de tração integral (4WD) de duplo motor elétrico, embora a potência combinada do conjunto ainda não tenha sido revelada.
A grande aposta reside nas duas opções de bateria LFP (fosfato de ferro-lítio). A versão de entrada oferece uma capacidade de 18,4 kWh, suficiente para uma autonomia elétrica de 100 km (ciclo CLTC), com um consumo de combustível anunciado de 5,27 L/100 km. A bateria de maior capacidade, com 38,2 kWh, eleva a autonomia elétrica para uns impressionantes 192 km (CLTC), registando um consumo de 5,47 L/100 km.
Tecnologia de ponta e o preço (para já) na China
O arsenal tecnológico do 10 EM-P promete ser um dos seus maiores trunfos. Fala-se na integração do chip Nvidia Drive Thor-U, com uma capacidade de processamento de 700 TOPS, e do chip Snapdragon 8295 para o sistema de infoentretenimento, para além de uma suspensão a ar que deverá garantir um elevado nível de conforto.
No que toca a valores, o Lynk & Co 10 EM-P deverá chegar ao mercado chinês com um preço a rondar os 200.000 yuan. Em conversão direta, este valor equivale a cerca de 25.800 euros. No entanto, é importante sublinhar que este preço serve apenas como referência, não incluindo os habituais custos de transporte, impostos e taxas que seriam aplicados numa eventual comercialização em Portugal.
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