A Mercedes-Benz está a realizar a sua maior entrega de veículos elétricos até à data, enviando uma frota de quase 5.000 carrinhas para os parceiros de entrega europeus da Amazon. Os novos veículos começarão a circular em cinco países nos próximos meses, marcando um passo significativo na eletrificação da logística do gigante do comércio eletrónico.
A frota é composta maioritariamente pelo modelo eSprinter, o furgão de maiores dimensões da Mercedes, que representa três quartos do total. O restante é preenchido pela mais compacta eVito. Só a Alemanha irá receber mais de 2.500 destes veículos, que, segundo a Amazon, ajudarão a entregar mais de 200 milhões de encomendas por ano em toda a Europa.
Uma parceria para um futuro totalmente elétrico
Este negócio representa a maior encomenda de veículos elétricos que a Mercedes-Benz Vans já recebeu, solidificando uma parceria que começou em 2020. Nessa altura, a Amazon integrou mais de 1.800 carrinhas elétricas da marca alemã na sua rede de distribuição.
"Estamos a intensificar ainda mais a nossa longa relação com a Amazon e a trabalhar em conjunto para um futuro totalmente elétrico nos transportes", afirmou Sagree Sardien, diretora de vendas e marketing da Mercedes-Benz Vans. "As nossas eVito e eSprinter estão perfeitamente adaptadas para responder às exigências dos nossos clientes comerciais em termos de eficiência e autonomia."
Este esforço conjunto está alinhado com o compromisso da Mercedes-Benz, que em 2020 aderiu ao "The Climate Pledge". Esta iniciativa, cofundada pela Amazon e pela Global Optimism, visa alcançar a neutralidade carbónica até 2040.
eSprinter e eVito: desenhadas para a logística moderna
Ambos os modelos foram pensados com as necessidades dos motoristas de entregas em mente. As baterias estão integradas na parte inferior do chassis, o que permite um aproveitamento total do espaço de carga. De série, vêm equipadas com o sistema multimédia MBUX, que facilita a navegação com paragens automáticas para carregamento, utilizando a rede pública da Mercedes.
A segurança e o conforto também foram aprimorados, com novas funcionalidades de assistência à condução incluídas de série. As carrinhas destinadas à Amazon foram personalizadas com prateleiras e uma porta de correr entre a cabine e a área de carga para facilitar o acesso às encomendas.
Mercedes-Benz eVito: Fabricada em Vitoria, Espanha, esta carrinha é ideal para as entregas urbanas de "última milha". Está disponível com baterias de 60 kWh ou 90 kWh e motores com potências de 85 kW ou 150 kW, alcançando uma autonomia de até 480 km com uma carga completa.
Mercedes-Benz eSprinter: Considerado o modelo mais versátil em termos de autonomia e volume, é produzido em Düsseldorf. Apresenta-se em dois comprimentos e três tamanhos de bateria, com uma autonomia que pode chegar aos 484 km. Oferece até 14 metros cúbicos de espaço de carga e suporta um peso bruto de até 4,25 toneladas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!